Avic forma mais 24 cuidadores de idosos em Xanxerê

24 de agosto de 2016 11:17
Comunidade , Evento , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

Cuidar e dar o melhor para aqueles que passaram a vida cuidando dos outros. Este é o objetivo do curso de cuidadores da Associação Vida Cidadã (Avic) de Xanxerê e, esta quarta-feira (24) é um dia especial para a Avic, pois marca a conclusão de mais um curso. A sexta turma de cuidadores realiza o encerramento do curso hoje, a partir das 19h30min no centro comunitário da Igreja Matriz, com a formação de 24 novos alunos.

Hoje à noite acontecerá a cerimônia de entrega do certificado que tem validade como um curso profissionalizante, ele é amparado pela secretaria de educação do desporto, é um tipo de capacitação. Keila Dall’Igna Forest, da Avic, destaca que para receber a certificação o aluno precisa cumprir alguns requisitos como ter frequência alta e ter boas notas nas atividades.

“Os alunos passam por aulas teóricas e práticas. Inicialmente, o curso é mais teórico e depois iniciam as expositivas práticas. Nas aulas práticas, primeiro os alunos utilizam um boneco geriátrico e somente depois é que as atividades acontecem com idosos mesmo”, explica.

Geralmente acontece um curso por ano, por isso, a próxima turma deve ser formada somente em 2017, porém, nos próximos meses deve acontecer mais um curso de nível dois, “esse ano ainda vamos ter um momento que chamamos de reciclagem de aprofundamento, é um curso um pouco menor, mas mais aprofundado, que seria para quem já fez o nível um e poderá fazer este nível dois”.

A procura por cuidadores de idosos cresce a cada dia e encontrar alguém disposto a se dedicar integralmente aos cuidados de uma pessoa, que seja qualificada e de confiança nem sempre é uma tarefa fácil para as famílias, por conta disso, há filas de espera na Avic para se conseguir um cuidador.

“Um dos motivos que a Avic mantém o curso é a grande procura, a necessidade da comunidade. As famílias buscam sim, nós temos lista de espera de famílias, por que eles sabem que as pessoas que passam pelo curso são mais instruídas. Quando o idoso é bem cuidado dificilmente ele interna”, finaliza.

Lembrando que este curso quem ministra as aulas são todos profissionais voluntários. São 20 Profissionais voluntários entre geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogas, assistente social, cardiologia, etc. O curso é gratuito oferecido pela Avic através do Projeto Cuidando Vidas.

 

DSC_0295

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais