Bacias de contenção não devem ser construídas neste ano por falta de recurso, diz secretário

2 de maio de 2019 18:13 | Visualizações: 179
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Bacias de contenção não devem ser construídas neste ano por falta de recurso, diz secretário (Fotos: Divulgação)

A Administração de Xanxerê recebeu, ainda no fim de 2018, o estudo técnico realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que contempla a criação e instalação das bacias de contenção da água da chuva, em pontos estratégicos. O objetivo é evitar novos alagamentos no município que acontecem sempre que há um acúmulo grande de chuva em um curto espaço de tempo.

De acordo com o secretário de Obras de Xanxerê, Rivael Freschi, a Administração tem buscado recursos na esfera federal, no entanto, foi informado de que não há previsão de liberação de recurso para este ano.

– Neste ano não será feito. O Ministério da Integração já nos enviou um ofício dizendo que não tem mais recurso para ser liberado neste ano – comenta Rivael.

Trata-se de um projeto com investimento de R$ 11 milhões. Conforme o relatório de diagnóstico, Xanxerê sofre com constantes eventos naturais dos mais variados tipos, com registros nos anos de 1961, 1974, 1979, 1983 e até nos dias atuais. Através de levantamento realizado pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil, foram 58 ocorrências de enchente, enxurradas, alagamento e chuva intensa entre 1980 a 2018.

Os pontos vistoriados com proposta para medidas estruturais para minimizar as inundações, como contenções e bacias de detenção de inundações estão localizados entre as regiões da Linha Passo Trancado, nos bairros Colatto e dos Esportes, além de outros trechos nas imediações do Contorno Viário Leste.

 

Leia também

Prefeitura recebe estudo técnico para construção de bacias de contenção da água da chuva


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais