Bandeira tarifária continua vermelha para mês de setembro

31 de agosto de 2019 15:51 | Visualizações: 88
Economia Compartilhar no Whatsapp
Bandeira tarifária continua vermelha para mês de setembro Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para setembro vai continuar na cor vermelha, a mesma de agosto. Isso significa que haverá uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em julho vigorou a cobrança da bandeira tarifária amarela, na qual há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a Aneel, a decisão de manter a bandeira no patamar vermelho foi tomada devido ao fato de uma parcela significante da energia ser fornecida por meio de usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão a diminuição do volume de chuvas, com a intensificação da estação seca.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos com fbase nas condições de geração.

Com informações Agência Brasil


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais