Banho de mangueira e entrega das fardas marcam o início do curso de Bombeiros Juvenis

31 de agosto de 2019 13:30 | Visualizações: 544
Bombeiros , Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Banho de mangueira e entrega das fardas marcam o início do curso de Bombeiros Juvenis Foto: Solange Oro/Prefeitura Xanxerê

Aconteceu na manhã deste sábado (31) a solenidade de entrega de fardas aos alunos participantes do Projeto Bombeiro Juvenil. A solenidade ocorreu no 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê onde contou com a presença de familiares e convidados dos alunos.

Os 40 alunos receberam os uniformes para Bombeiro Juvenil e darão sequência no curso que será finalizado em dezembro, ainda sem data definida. Os alunos que participam do projeto fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Cantinho Feliz, Castelinho e do Creas e frequentam as aulas do curso duas vezes por semana.

O Projeto Bombeiro Juvenil é um Programa de Apoio Pedagógico e Complementação Educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a comunidade, órgãos públicos, setor social, secretaria municipais, entidades e empresas. Participam jovens entre 13 e 16 anos em vulnerabilidade social.

O comandante do 14° BMM, tenente-coronel Walter Parizotto disse que quer que os alunos sintam orgulho da farda que receberam no dia de hoje. Parizotto agradeceu ainda à Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social pelo apoio e patrocínio ao projeto, que certamente colherá bons frutos.

Lais Lovais, mora no Bairro Vila Sésamo, é estudante da escola Luiz Coradi e é uma das alunas que integram o projeto. Segundo ela, tudo está sendo novidade e a expectativa é concluir o curso e aprender muito.

– Está sendo bem legal o curso, eu conhecia algumas coisas que os bombeiros fazem no dia a dia e já aprendemos nas aulas teóricas práticas a postura, o hino a bandeira e também noções básicas de primeiros socorros. Fui tudo novidade até agora e a expectativa até o final do curso é aprender mais coisas – comenta a aluna.

O prefeito Avelino Menegolla salientou que a formatura destes adolescentes é motivo de orgulho para os familiares, mas também para o município, que acreditou em cada um deles apoiando o projeto.

– Esperamos que cada um de vocês continue com o curso e que levem isso para a vida de vocês com engajamento e força de vontade – frisa.

O objetivo do Projeto Bombeiro Juvenil é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade e valorização da cidadania e autoestima, tendo como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, que acontece através do exercício de  trabalho voluntário de vários profissionais, que buscam proporcionar conhecimento básico em toda a gama de serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Carol Debiasi

Foto: Solange Oro


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais