Biblioteca Municipal de Xanxerê conta com mais de 30 mil exemplares e oferece de forma totalmente gratuita aos interessados

13 de fevereiro de 2017 15:00
Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Biblioteca Municipal de Xanxerê conta com mais de 30 mil exemplares e oferece de forma totalmente gratuita aos interessados Foto: divulgação

 

“A leitura engrandece a alma”, já dizia Voltaire. Em meio a nova era tecnológica, há quem não abra mão do bom e velho livro. Da sensação de folhar uma página e outra entre a emoção de um romance, aventura ou até terror.

Com a facilidade dos smartphones, tablets e computadores, a procura por livros na biblioteca municipal de Xanxerê caiu. Mas, aos interessados é possível encontrar livros da atualidade na biblioteca, de forma totalmente gratuita.

Para aqueles que estão na vida acadêmica ou pretendem entrar, livros de pesquisas e estudo também podem ser encontrados.

“Contamos com mais de 30 mil exemplares, com vários gêneros desde a literatura até livros de estudo”, conta a funcionária da Biblioteca Sandra Mazocco.

 

Como utilizar os livros da biblioteca

Interessados em retirar livros na Biblioteca de Xanxerê devem primeiro realizar um cadastro com RG e comprovante de residência. O primeiro empréstimo será de apenas um livro, com 15 dias para devolução, já nos empréstimos seguintes é possível retirar até cinco livros e pode renovar o prazo de entrega.

 

Horário de atendimento

A Biblioteca Municipal de Xanxerê está localizada na Travessa João Winckler, no centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h de segunda a sexta-feira.

 

Histórico da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Caldas Junior, é vinculada ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal e atravessa momentos importantes da história do Município de Xanxerê.

Em 10 de Novembro de 1956, pouco mais de dois anos da emancipação político administrativa do Município, foi fundada a biblioteca municipal pelo então Prefeito Adílio Fortes.Através da Lei Municipal nº 6482/68 de 23 de Agosto de 1968, sancionada pelo Prefeito Sady Cavalheiro Marinho, passou a se chamar Biblioteca Pública Municipal “Caldas Junior”.

Até o ano de 1986, a Biblioteca funcionava com poucos atendimentos, devido ao reduzido número de livros de pesquisa e leitura, na maioria doada pelas pessoas da comunidade.A partir de 1986, o Prefeito Doilio Domingos Moschetta, passou a Biblioteca para um local amplo junto à recém inaugurada Prefeitura Municipal, e dotada de infra-estrutura para estudantes, com mesas e móveis objetivando um melhor atendimento.

Naquele momento também houve a aquisição de um grande acervo de livros, enciclopédias e revistas. Nesse mesmo ano foi obtido o registro SBP-SC (Sistemas de Bibliotecas Públicas) de Santa Catarina, e o Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. No ano de 2002 a biblioteca mudou-se para a Rua Dr. Jóse de Miranda Ramos n° 65 onde permaneceu por onze anos e agora passa a atender na Travessa João Winckler, nº 46, no Centro de Xanxerê.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais