Bicicletas adaptadas serão entregues para recicladores de Xanxerê em até 45 dias

24 de julho de 2018 09:30
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Bicicletas adaptadas serão entregues para recicladores de Xanxerê em até 45 dias Bicicletas adaptadas serão entregues para recicladores de Xanxerê. (Foto: Divulgação)

O projeto piloto que visa substituir as carroças, utilizadas para coleta de materiais recicláveis, por bicicletas, está em fase de implementação. Na última semana, ocorreu uma reunião com os recicladores cadastrados no Programa Veículo de Tração Animal (VTA) e autoridades do município.

Na oportunidade, foi repassado aos mesmos que haverá capacitações para conscientização e orientação, quanto ao trabalho que realizam. Além disso, ocorreu a seleção de dois recicladores que deixarão de utilizar os animais para o transporte, passando a usar a bicicleta.

O projeto é idealizado pelo Rotary Club Xanxerê, que vai oferecer duas bicicletas adaptadas para o recolhimento dos materiais recicláveis. De acordo com o presidente da entidade, Lenoir Moroso, a construção das bicicletas deve ser concluída em até 45 dias.

“Nós temos parcerias e já encaminhamos o projeto para a construção. A nossa expectativa é que as mesmas sejam construídas em até 45 dias”, explica.

O reciclador Sadi da Silva atua há cerca de cinco anos no ramo. Ele tem 49 anos e por conta de um problema no braço direito, causado por acidente, tem dificuldade de transportar os materiais e colocar dentro da carroça. Além disso, ele conta que seu animal precisa de descanso e acredita que o uso da bicicleta será melhor.

“A reciclagem é minha renda. Moro no Bela Vista com minha esposa e minha mãe e precisamos trabalhar. Eu acredito que para mim a bicicleta vai ser bem boa e por isso me coloquei como voluntário no projeto”, comenta.

A lei que regulamenta o Programa de redução gradativa da circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano de Xanxerê, pelo prazo de dois anos, foi sancionada em 2017.

Após cadastrar os recicladores através de chamamento, serão ofertados para os recicladores, cursos, sem custos. O Senai apresentou a proposta de iniciar as aulas em 4 de setembro, até 20 de novembro, com encontros semanais (toda terça-feira, das 14h ás 17h, na unidade de Xanxerê).

 

Com informações Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Xanxerê


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais