Bicicletas são compradas pelo Rotary e devem chegar dentro de 25 dias para recicladores

9 de maio de 2019 13:32 | Visualizações: 1111
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Bicicletas são compradas pelo Rotary e devem chegar dentro de 25 dias para recicladores Foto: divulgação/imagem ilustrativa

Xanxerê conta com uma Lei Municipal que irá proibir o uso da tração animal no perímetro urbano a partir de julho deste ano. No entanto, como esta é a forma de sustento de diversas famílias, a opção apresentada é substituir o animal por bicicletas. Para isso, será proposto um projeto piloto para conferir se os recicladores irão se adaptar à bicicleta.

O projeto de substituição conta com diversos parceiros, como o Senai que tem ofertado cursos de qualificação aos recicladores e o Rotary Club que irá ofertar duas bicicletas adaptadas para um projeto piloto. As bicicletas já foram compradas, e de acordo com o coordenador do projeto, Juliano Tonial, elas devem chegar dentro de 25 dias.

A demora para comprar as bicicletas se deu devido o valor das mesmas, pois o Rotary havia orçado o valor de R$ 1.700 mil, em uma empresa de Alagoas, mas ela parou com a produção e a outra empresa encontrada foi em São Paulo que cobrará R$ 4 mil cada uma.

Dia 17 de julho é o prazo final para entrar em vigor a lei que proíbe o uso da tração animal. Após esta data, os cavalos serão recolhidos. Não há previsão de multa aos recicladores e eles receberão três alternativas: se associar às cooperativas já existentes, ser encaminhado a um emprego em uma empresa privada ou ainda participar do projeto piloto das bicicletas.

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais