Binômio do Corpo de Bombeiros de Xanxerê é certificado em prova nacional

6 de agosto de 2019 09:08 | Visualizações: 496
Bombeiros Compartilhar no Whatsapp
Binômio do Corpo de Bombeiros de Xanxerê é certificado em prova nacional Foto: Bombeiros

A dupla Iron (cão) e o cinotécnico Sd Josclei Tracz, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, foi recertificada em prova nacional que aconteceu no fim de semana, em Três Barras. A prova na modalidade busca rural teve a participação de 10 cães, sendo sete de Santa Catarina e outros três do Paraná. A certificação é realizada pela Ligabom – Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de SC.

O tenente-coronel Walter Parizotto, que recentemente foi eleito presidente do CONABRESC (Comitê Nacional de Busca, Salvamento e Resgate com Cães), da Ligabom, foi um dos árbitros e o cabo Moises Kluska um dos diretores de prova.

Para ser aprovado, o binômio precisa localizar todas as vítimas, sendo que nessa prova foram cinco, sendo duas à noite e três no período diurno em uma área de 25 mil m².

Cada busca não pode ultrapassar os 30 minutos, além disso, a prova é orientada com GPS com uma caminhada de 6 km. Por fim, o binômio precisa ainda ser aprovado em uma prova de obediência e destreza, em um circuito de agilidade.

– Dos cães que participaram da certificação, sete foram aprovados, inclusive nosso binômio Iron e Sd Josclei Tracz – comenta Parizotto.

Foto: Bombeiros


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais