Bombeiros atendem ocorrência de afogamento de criança de um ano

24 de janeiro de 2019 08:24
Bombeiros , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Bombeiros atendem ocorrência de afogamento de criança de um ano

Na quarta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Xaxim atendeu a uma ocorrência envolvendo uma criança de um ano e três meses. Durante a ingestão de água, ela teve as vias áreas obstruídas. Felizmente, no momento da chegada da guarnição, a vítima já estava respirando normalmente. Por precaução, foi conduzida ao hospital para avaliação médica.

Como proceder nestes casos

Quando se tem um engasgamento pediátrico, seja ele lactente ou de criança, deve-se realizar processos de tapotagem (técnica de desobstrução brônquica. Assim, a secreção é mobilizada até brônquios de maior calibre para ser expelida ou aspirada) e compressões, mesmo com ele consciente. Se inicia com cinco tapotagens (nas costas) e cinco compressões no tórax desse paciente. Ao terminar devemos avaliar se ele voltou ou não.

Em criança maior de um ano de idade, deve-se encorajar a criança a tossir, e caso não dê certo colocá-la sentada no colo de um adulto e realizar manobras de Heimlich com força apropriada para o tamanho da criança, com a mão fechada abaixo do estômago da criança, movendo-as de baixo para cima.

Após a desobstrução, leve a criança para o pronto-socorro para que seja revisada pelo médico pediatra. É preciso que se garanta não haver nenhuma obstrução residual ou comprometimento da saúde.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais