Bombeiros de Xanxerê auxiliam no combate a incêndio em Abelardo Luz

12 de maio de 2017 07:14
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Bombeiros de Xanxerê auxiliam no combate a incêndio em Abelardo Luz Foto: Corpo de Bombeiros

 

Um incêndio florestal de grandes proporções foi registrado na Fazenda Esperança, na Rodovia SC-155, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Abelardo Luz na tarde desta quinta-feira (11).

No local, cerca de 200 mil m² de área verde foram consumidos pelas chamas, que se alastraram rapidamente em diversas direções. A ocorrência foi atendida pelo trem de socorro de Abelardo Luz, apoiado pelas quarteis de Xanxerê e São Domingos. Cerca de 25 pessoas, entre Bombeiros Militares, Bombeiros Civis Profissionais, Bombeiros Comunitários, Alunos Bombeiros Comunitários e funcionários da prefeitura de Abelardo Luz auxiliaram no combate.

O fogo foi extinto após aproximadamente quatro horas de ocorrência, com utilização de cerca de 20 mil litros de água, combate direto com abafadores e retardante de incêndio e realização de aceiros físicos com tratores do município. O combate realizado pelas guarnições foi dificultado pela presença de uma extensa área de banhado no terreno – que impedia o acesso dos caminhões de combate ao foco principal do incêndio florestal – e pelas constantes mudanças de vento – que causavam novos focos no terreno –, porém os combatentes conseguiram evitar com que as chamas chegassem a uma residência e consumissem uma área ainda maior de mata nativa.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais