Botijão explode e causa princípio de incêndio em restaurante no centro de Xanxerê

26 de julho de 2016 11:31
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Botijão explode e causa princípio de incêndio em restaurante no centro de Xanxerê Ninguém ficou ferido (Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Por volta das 11 horas desta terça-feira (26) funcionários de um restaurante localizado na Rua Celistre de Campos, no centro de Xanxerê, foram surpreendidos pela explosão de um botijão de gás. Parte da cozinha do estabelecimento foi consumida pelas chamas, mas ninguém ficou ferido.

Segundo informações apuradas pelo Lance Notícias, o botijão de gás não estava sendo utilizado, estava apenas dentro da cozinha e, como no local havia churrasqueiras ligadas a temperatura ficou alta fazendo com que o botijão estourasse.

O próprio dono do restaurante conseguiu controlar as chamas com extintor até a chegada do Corpo de Bombeiros.

DSC_0571

 

Cuidados necessários com botijões de gás

Onde armazenar o botijão?

Coloque o botijão sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento e:

– Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.);

– Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);

– Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;

–  De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries.

Instalações sem risco

– Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão válvula de saída de gás/regulador de pressão de gás. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás.

 

Vazamento – como proceder?

– Por ser um produto inodoro (sem cheiro), é adicionado ao GLP um composto à base de enxofre (etil-mercaptana) para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, é possível detectar eventuais vazamentos.

– Para verificar se há vazamentos de gás, passe uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula/regulador de pressão de gás. Se houver vazamento, aparecerão bolhas. Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.

– Nunca utilize fósforo, isqueiro ou vela para verificação de vazamento de gás.
Vazamento de gás sem fogo

– Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;

– Afaste as pessoas do local;

– Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula de saída de gás e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.

– Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca;

– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;

– Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros;

– Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;

– Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição;

– Alerte as pessoas sobre o vazamento;

– Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).
Vazamento de gás com fogo

– Afaste as pessoas do local;

– Se possível, feche o registro de gás do regulador de pressão de gás;

– Chame o Corpo de Bombeiros (193);

– Desligue a chave geral da eletricidade;

– Retire do local todos os materiais combustíveis;

– Não deite o botijão, pois isso pode agravar o incêndio.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais