Brucelose: cinco propriedades de Xanxerê estão infectadas pela doença

23 de julho de 2017 15:58
Animais , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Brucelose: cinco propriedades de Xanxerê estão infectadas pela doença (Foto: Divulgação)

A Cidasc de Xanxerê tem atuado em todas as comunidades do município, afim de, impedir uma proliferação da Brucelose. A doença é uma enfermidade de trato infeccioso que se alastra a partir dos animais para as pessoas. Essa contaminação pode ocorrer por meio do leite, queijo e demais laticínios. Há também a possibilidade da Brucelose ser transmitida através do ar ou pelo contato direto com animais que possuem a infecção.

De acordo com o veterinário da Cidasc de Xanxerê, Geraldo Scariot, o município está em curso com o saneamento de cinco propriedades infectadas pela doença.

“Atualmente cinco propriedades estão infectadas pela doença, mas esse número pode ser maior, pois podem existir propriedades que ainda não foram identificadas”, diz.

O saneamento consta em examinar todo o rebanho bovino a cada 60 dias. “Nós analisamos os animais a cada 60 dias aproximadamente. Os animais em que o exame dá positivo são encaminhados para o abate sanitário. Nos focos, normalmente o número de animais positivos diminuiu gradativamente ao longo do saneamento”.

A Cidasc de Xanxerê, estuda implementar medidas de vigilância ativa para detectar mais focos desconhecidos. “Nós estamos estudando para realizar pesquisas da Brucelose no leite em todas as propriedades que fornecem o produto e também realizar pesquisas da doença no sangue dos animais coletados em abatedouros”.

Ainda de acordo com Geraldo, uma garantia para os produtores protegerem seus rebanhos, é adquirir animais de propriedades livres da doença.

“Uma garantia para os produtores é que eles adquiram animais de propriedades livres da doença. Em Xanxerê existem em torno de 15 propriedades certificadas ou em processo de certificação, onde as mesmas estão livres da Brucelose”.

Relembre:

Proprietários que tiveram casos de brucelose confirmado são indenizados em Xanxerê

Os principais sintomas da Brucelose são similares aos da gripe, como:

  • Febre
  • Cansaço corporal
  • Dor e enfraquecimento das articulações
  • Calafrios
  • Sudorese
  • Fraqueza
  • Dor de cabeça e no corpo em geral


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais