Cães auxiliam nas buscas em Brumadinho e um deles é homenageado

30 de janeiro de 2019 16:45
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cães auxiliam nas buscas em Brumadinho e um deles é homenageado (Foto: CBMSC)

Os cães treinados para atuar em situação de risco e no resgate de pessoas têm sido peças chave no resgate de pessoas com vida e, também, para encontrar corpos soterrados debaixo na lama após o rompimento de uma barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho (MG), que aconteceu na última sexta-feira (25).

Eles atuam em conjunto com os bombeiros, realizando buscas nos locais atingidos pela lama, especialmente nos arredores das instalações da Vale, onde a barragem se rompeu.

E, como forma de homenagear um dos cães que está trabalhando em Brumadinho, um Border Collie chamado Thor, uma página no instagram postou um relato.

Eu sou o sargento Leonardo, esse aqui é o Thor. O Thor tem cinco anos e tá trabalhando muito, já encontrou um monte de vítimas por aí debaixo dessa lama. Agora ele vai descansar, tomar um suplemento vitamínico que os médicos veterinários vão passar pra ele e amanhã volta a trabalhar. Eu já perdi a conta de quantas pessoas ele achou já. Infelizmente, poucas vivas. Esse cão aqui já foi para várias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Só hoje já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis

A página usou um relato do bombeiro responsável pelo Thor, que também atuou nas buscas em Mariana e já encontrou diversas vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, sendo a maioria já sem vida.

 

Referência

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê tem se tornado referência no trabalho de busca e resgate com cães para todo o Brasil. Inclusive, bombeiros de todo o país buscam a corporação do município para realizar cursos de formação de cinotécnicos.

No ano de 2015, a dupla xanxerense Alan e Tchak foram deslocados para auxiliar nas buscas em Mariana.

E, para auxiliar nas buscar em Brumadinho, no fim da tarde da terça-feira (29), bombeiros de Santa Catarina embarcaram para o estado de Minas Gerais. E, entre os militares, está o binômio xanxerense soldado Josclei Tracz e seu cão Iron, que irão auxiliar nas buscas e resgates das vítimas.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais