Café da Acix reforça a importância da Certificação Digital

19 de julho de 2018 15:19
Informativo publicitário , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Café da Acix reforça a importância da Certificação Digital Foto: divulgação

Em um mundo conectado, o empresário precisa sempre estar atento as novidades do mercado. E a Certificação Digital, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual.

Para entender a importância dessa certificação, a Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), juntamente com o escritório de Contabilidade Contatec, promoveram no dia 18 de julho um café da manhã sobre certificação digital.

De acordo com a Contatec, este é um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

Entenda melhor

Para pessoa jurídica, é emitido o e-CNPJ, este certificado digital ICP-Brasil é emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos, como o envio de declarações, acesso e cadastramento de procurações no Conectividade Social ICP da Caixa, e-CAC, SPED, EFD, entre outras aplicações e serviços públicos e privados.

Para pessoa física, é o e-CPF, é um certificado digital ICP-Brasil emitido para pessoas físicas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos de cunho legal, fiscal e financeiro, identificando de forma inegável e segura uma pessoa no mundo digital.

O Certificado digital pode ser armazenado da seguinte forma: Certificado A1, que possui validade de 1 ano, é gerado e armazenado em seu computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. É o único tipo de certificado que pode ser instalado em mais que um computador.

Já o Certificado A3, que possui validade de até 3 anos, oferece maior segurança porque seus dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanecendo invioláveis e únicos.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais