Câmara abre inscrições para Mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular 2019

14 de junho de 2019 13:14 | Visualizações: 75
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Câmara abre inscrições para Mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular 2019 Foto: divulgação

Visando o reconhecimento e promoção de Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares no município, a Câmara Municipal de Xanxerê abriu o prazo para inscrições de candidatos que expressam através de diversas linguagens artísticas populares, ritos sagrados, festas e feiras comunitárias, providenciarem sua inscrição no projeto.

A Lei nº 3960/2017, instituída após uma indicação do vereador Ricardo Lira da Costa na Câmara, busca motivar brasileiros natos ou naturalizados, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira.

Como parte legítima para propor o reconhecimento de Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares, podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que sejam capazes na forma da Lei, indivíduos, grupos ou comunidades, órgãos locais de cultura, o Conselho Municipal de Cultura, as entidades juridicamente constituídas de caráter cultural da sociedade civil, entre outros.

É necessário os interessados comprovarem sua permanência na atividade e capacitação de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais, além de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas.

São requisitos para o reconhecimento a comprovação de relevância do saber ou do fazer popular tradicional, representado ao longo da história, deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer, e possuir atuação há pelo menos dez anos no Brasil.

A inscrição de pessoas, grupos, entidades ou comunidade, deve ser por escrito em forma de requerimento até o dia 19 de julho de 2019, protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Xanxerê, no horário de expediente no período da tarde.

A previsão é de que no dia 29 de julho, os requerimentos sejam submetidos ao Conselho Municipal de Política Cultural para avaliação e aprovação da concessão do Título aos candidatos.

Informações podem ser obtidas junto a Câmara Municipal pelo telefone 3433 0648 ou diretamente com Valter Ebertz.

A íntegra da Lei municipal nº 3960/2017

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais