Câmara aprova Moção de apoio a Udesc

4 de junho de 2019 07:50 | Visualizações: 677
Câmara de Vereadores Compartilhar no Whatsapp
Câmara aprova Moção de apoio a Udesc Foto: divulgação

Os vereadores Adriano De Martini, Lenoir Tiecher, Luiz Augusto Ceni e Ricardo Lira da Costa apresentaram a moção de nº 21/2019, subscrita por todos os vereadores posteriormente, que atende ao pleito da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) referente a redução de verbas para a instituição.

Na última segunda-feira (3), dirigentes do Centro de Educação Superior do Oeste da Udesc, participaram da sessão ordinária da Câmara fazendo uso da tribuna quando abordaram o tema.

O diretor de Extensão, Marcel Manente Boiago, destacou que a Udesc está na região Oeste desde 2002, atendendo filhos de agricultores e alunos da região atuando no ensino superior e também com pesquisa e extensão, realizando Mestrados e convênio com o Hospital Regional São Paulo.

Hoje, a Udesc atende 15 mil alunos em todo o estado e desenvolve 168 grupos de pesquisa, utilizando 845 professores efetivos e 793 técnicos efetivos. Nos projetos de Extensão, são em torno de 700 ações no estado.

A diretora administrativa, Marilia Santos falou na tribuna sobre o impacto da proposta do governo do estado, com a redução do repasse público, considerando os mais de R$ 40 milhões anunciados. Segundo ela, o governo alega sobras para realizar corte, mas quem trabalha com planejamento público, sabe que é necessário reserva para ações como obras em execução por exemplo.

Diante das afirmações, contrárias aos cortes de recursos para a educação, no projeto de lei nº 089.4/2019, que visa reduzir em 10% o repasse de recursos nas contas da Universidade que se encontra na Assembleia Legislativa, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores a Moção de Apelo nº 21/2019, para manutenção de recursos do orçamento da Udesc.

Cópia da Moção será encaminhada para a Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputada Luciane Carminatti; Secretário de Educação Natalino Uggioni; Presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia; ao Governador do Estado Carlos Moisés e ao reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi.

O presidente da Câmara, Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel, agradeceu aos dirigentes da Udesc pela participação na sessão do Legislativo, manifestando apoio da mesa diretora com esta preocupação dos catarinenses, afirmando esperar que o governo estadual reveja o que está acontecendo e não retire dinheiro da educação.

Assessoria de imprensa


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais