Câmara aprova projeto que institui Plano de Desenvolvimento da Cultura

11 de outubro de 2018 14:33 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Câmara aprova projeto que institui Plano de Desenvolvimento da Cultura Foto: Divulgação

O Projeto de Lei nº AM 31/2018 do Executivo que “Institui o Plano Municipal de Desenvolvimento da Cultura (PMDC) de Xanxerê para o decênio 2018-2028” foi aprovado em redação final na sessão desta quarta-feira (10).

O plano foi elaborado numa ação conjunta do Poder Executivo e a sociedade civil, e está integrado ao processo de implementação do sistema municipal de cultura, adotando as políticas preconizadas pelo governo federal por meio do Ministério da Cultura que estabelece o Sistema Nacional de Cultura.

Fazem parte do comitê gestor de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento da Cultura, os membros da diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural e os representantes do poder público e sociedade civil.

O objetivo do plano é de estruturar uma política pública para o campo cultural no município, sendo este um documento construído de forma democrática e colaborativa, com a gestão do processo organizada pela diretoria de ações culturais e a participação de segmentos da sociedade civil, por meio dos encontros setoriais, fóruns, conferência e atuação ativa do Conselho Municipal de Política Cultural.

O Plano apresenta diagnóstico, aponta desafios e oportunidades, formula diretrizes, objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazo, contemplando a diversidade cultural do município, representada pelos diversos segmentos que participaram deste processo.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais