Câmara de Vereadores encerra o ano com avaliação positiva dos trabalhos

15 de dezembro de 2017 17:15
Comunidade , Política , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Câmara de Vereadores encerra o ano com avaliação positiva dos trabalhos (Foto: ARQUIVO/Lance Notícias)

 

A Câmara de Vereadores de Xanxerê encerra o ano com resultados positivos. O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano de Martini (PT) salienta que neste ano foram feitas 560 indicações e 73 requerimentos, sendo que foi aprovado 108 indicações e 43 moções, do executivo e legislativo.

“Tivemos resultados positivos, todos os resultados foram positivos. Essa abertura, esse diálogo com a comunidade, com o próprio poder executivo, com as entidades, com dialogo conseguimos avançar e fazer com que as coisas aconteçam lá na ponta, na saúde, na educação, em todas as áreas”, salienta o presidente da Câmara Adriano de Martini.

 

Aproximação da Câmara de Vereadores com a comunidade

Foi incentivado que a comunidade participasse das sessões, dando espaço para entidades usar a tribuna e expor as suas sugestões e problemas.

“Nós trabalhamos desde o início com o objetivo de aproximar a comunidade do legislativo, e vice-versa. Desenvolvemos alguns projetos. Primeiro a Tribuna Popular: a comunidade tem um espaço para apresentar nas sessões ordinárias, reivindicações, sugestões, os trabalhos da sua comunidade. Em 60 sessões tivemos em quase todas as sessões alguém se manifestando. Além disso nós tivemos sete audiências públicas, para debater assuntos importantes. Temos ainda o projeto Câmara e Você, que atuou com três frentes sendo o Câmara Mulher, Câmara Jovem e Cinema na Câmara”, explica o presidente.

O projeto Câmara Mulher buscou falar sobre os casos de violência contra a mulher, onde a câmara foi parceira inicialmente na realização da exposição fotográfica e depois na realização de debates, em conjunto teve a criação do Coletivo Janete Cassol, com o objetivo de falar sobre o assunto e contribuindo para o aumento das denúncias e possivelmente a diminuição dos casos.

O projeto Cinema na Câmara, teve como intuito oportunizar àqueles não tem condições de ir até o cinema, que tenham uma alternativa de lazer no próprio município.

O projeto Câmara Jovem aproximou a Câmara das escolas, proporcionando conhecimento e cidadania aos alunos.

 

Utilização de redes sociais

Para aproximar ainda mais a comunidade da Câmara, outra ação adotada foi a de explorar as redes sociais.

“Este ano nós inovamos com as transmissões ao vivo no facebook, além da TV Câmara. Isso tem nos dado um resultado muito positivo. Muitas vezes as pessoas não podem ir até a Câmara, mas tem o celular, o notebook, o tablete e podem acompanhar e interagir”.

Neste ano também foi implantado em Xanxerê, a linguagem Brasileira de Sinais.

“A nossa é uma das primeiras Câmara de Vereadores do Estado a implantar a linguagem de libras, esta era uma reivindicação antiga da comunidade que vem com o objetivo de inclusão, fazer com que a comunidade surda saiba o que está acontecendo”.

Economia na Câmara

Adriano destaca ainda que foi possível realizar uma série de economias na Câmara de Vereadores, o que viabilizou a realização das ações já citadas.

“Nós trabalhamos para respeitar muito os recursos e onde ele é aplicado. Começamos no começo do ano revisando todos os contratos, refazendo novas licitações de forma clara e transparente nós conseguimos em vários setores economizar em até 150%. Outro ponto é em relação as diárias, onde tivemos uma economia de até 40%, os vereadores precisam ter as condições, mas próximo da nossa realidade”.

 

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais