Câmara de Vereadores passará recursos para implantação da Delegacia da Mulher em Xanxerê

24 de abril de 2016 11:10
Comunidade , Polícia Compartilhar no Whatsapp
Câmara de Vereadores passará recursos para implantação da Delegacia da Mulher em Xanxerê Câmara destina recursos para construção da Delegacia da Mulher em Xanxerê (Foto: Divulgação)

 Na sessão da última quarta-feira, 20 de abril, os vereadores apresentaram indicação conjunta para que a Câmara de Vereadores destine R$ 30 mil, de seu orçamento, para que efetivamente a Delegacia da Mulher saia do papel em Xanxerê.

A convite do legislativo municipal, o Delegado Regional de Xanxerê, Dr. Albino de Souza Araujo, usou a tribuna para falar sobre a importância da implantação. Segundo Dr. Albino, há muito tempo se criou essa delegacia, para tratar desse segmento da sociedade considerada mais vulnerável, sem estrutura nenhuma.

“Foi criada apenas no papel, mas não funcionou. Com a entrada em vigor da Lei Maria da Penha deu-se um poder de polícia mais efetivo, no sentido de dar uma resposta imediata aos casos abrangidos pela mesma. Desde 2006 temos batalhado para a implantação. Em 2013, com a intervenção do Delegado e vereador Fernando Callfass, tivemos bem próximos da efetiva implantação, mas por algumas questões foi impossível. Chegou até se licitar para um local adequado, mas a demora em encontrar esse local acabou atrapalhando, pois entramos em exercício findo do governo do estado impossibilitando a implantação”, declarou o delegado.

Albino Araujo destacou ainda que no início deste ano se tentou uma nova investida junto ao governo para a disponibilização de recursos para a instalação da Delegacia da Mulher, mas receberam a resposta de que no momento era impossível realizar novos gastos em virtude da crise que se instalou em todo o Brasil.

“Nesse momento, surgiu a ideia de que nós temos um local que não é muito adequado, mas que comporta e possibilita um atendimento melhor para estes casos. Estas salas, onde antes funcionava o IGP, estão um pouco deterioradas. Precisando de uma reforma e sem condição de receber do governo do estado os recursos necessários para a mesma, estamos com recursos de convênios realizando a mesma, mas precisamos do apoio dos vereadores para disponibilização de recursos para a aquisição do mobiliário, já que o governo acenou positivamente com a instalação caso o local seja reformada e equipado”, finalizou o delegado.

Um dos grandes incentivadores para a criação e implantação da Delegacia da Mulher, o vereador Fernando Callfass parabenizou a iniciativa e coragem, do Delegado Regional, em vir até o legislativo solicitar auxilio. Callfass, que também é delegado, destacou ainda que mais de 30% das ocorrências são relacionadas a violência contra mulher, crianças e idosos.

“Daqui a menos de 60 dias vamos inaugurar um espaço que vai atender mais de 30% de todas as ocorrências criminais do município que são afetas a mulher vítima, a criança vítima, a adolescente vítima e também a idoso vítima. E a Câmara de Vereadores de Xanxerê, que já fez tantas coisas, pode deixar uma marca, que não tenho dúvidas, será lembrada para posteridade como uma das entidades que ajudou a trazer e implantar a Delegacia da Mulher em Xanxerê”, concluiu o vereador. A indicação foi aprovada de forma unânime.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais