Câmara participa de planejamento em exames e cirurgias no município

20 de setembro de 2018 07:42
Assessoria de imprensa , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Câmara participa de planejamento em exames e cirurgias no município Foto: Divulgação

Na quarta-feira (19), a Secretaria de Saúde do município de Xanxerê convidou os vereadores para uma reunião, tendo por local a Central de Regulação, o antigo agendamento, localizado na Rua Duque de Caxias, no Bairro Tonial.

A pauta do encontro foi discutir um planejamento dos recursos recebidos em emendas parlamentares, destinados a realização de exames e cirurgias diversas para a comunidade local. Faz parte do planejamento, utilizar os prestadores de serviços em saúde de Xanxerê, visando agilidade e menor custo, não necessitando de deslocamento da população.

“É importante lembrar que a regularização das filas é impossível pela demanda existente e a cada dia surge a solicitação de novos exames ou atendimentos. Mesmo assim, o objetivo é reduzir na maioria das especialidades, para que no próximo ano, não ocorra essa demora, sendo fundamental este planejamento”, afirmou a secretária de saúde Irene Goralski.

Entre as áreas que serão priorizadas nos próximos meses está a Oftalmologia, onde o paciente, tanto adulto como criança, vai fazer a consulta e todo o procedimento, para sair com uma visão melhor. A Ressonância também vai ter sua fila organizada no sentido de datas e dados clínicos, para não deixar a partir do próximo ano com muito tempo na espera.

Para o presidente da Câmara, todo tratamento deve ser iniciado e concluído, a exemplo do que aconteceu com as mamografias, onde as mulheres recebem um diagnóstico correto.

“O recurso destinado pela Câmara Municipal neste ano, contribuiu para a realização dos exames realizados no caminhão do Sesc Saúde, anexo ao pronto atendimento e vai possibilitar o complemento nos exames para essas mulheres, com avaliação e a continuidade no tratamento se necessário”, afirmou Lenoir Tiecher.

Agendamento e não retirada de exames preocupa

Outro ponto na reunião com os vereadores foi o não comparecimento das pessoas que fazem seus agendamentos nos Postos de Saúde, deixando os profissionais sem atender outro membro da comunidade que necessitaria naquele momento.

Pede-se aos familiares que auxiliem e motivem o comparecimento, ou então comuniquem a Unidade de Saúde para desmarcar se não for mais necessário.

Quanto a retirada de exames de alta complexidade, entre os quais, os de Ressonância, chega a 84 o número de pessoas que não comparecem nos últimos seis meses, sendo um descaso pois foram realizados com o uso de recurso público.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais