Câmara sedia exposição sobre cultura gaúcha durante o mês de setembro

3 de setembro de 2018 15:01 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Câmara sedia exposição sobre cultura gaúcha durante o mês de setembro (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

A Câmara Municipal de Vereadores recebe, neste mês de setembro, uma exposição sobre cultura gaúcha. A exposição estará aberta para o público a partir desta segunda-feira (03) e segue durante todo o mês.

Conforme Valter José, assessor do vereador Ricardo Lira da Costa e responsável pelas ações culturais, desde abril a Câmara já realizou três exposições e a intenção é realizar uma exposição por mês.

“Como tem o projeto Câmara Cultural, que faz parte do Câmara e Você, a ideia é usar o espaço público, no caso, a Câmara de Vereadores, para se trabalhar com cultura. O projeto iniciou ano passado e neste ano já tivemos exposição dos quadros do João Afonso, já tivemos sobre os imigrantes, sobre literatura e o mês de setembro, por ser o mês da cultura gaúcha, e por Xanxerê também ter muitas pessoas que migraram do Rio Grande do Sul para cá, é uma cultura que está muito presente, por isso buscamos essa parceria para a exposição”, comenta.

Essa exposição é feita em parceria com o Grupo de Cavalgada Herança dos Tropeiros, que cedeu fotos e objetos para serem expostos. Além disso, a Selaria Barbosa, Recanto Country e Gaúcho cederam os trajes, manequins e a erva para o cantinho do chimarrão foi oferecida pela Ervateira Folle.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Câmara, das 13 às 19 horas e quando há sessão a exposição pode ser visitada a noite.

“Notamos que da primeira até essas últimas, já tem um público fiel, que como sabe que tem a exposição, eles voltam e trazem os familiares, amigos e é essa a ideia, fomentar a cultura no município e também a gestão do espaço público para que tenha cultura”, destaca Valter.

Além disso, no dia 10 de setembro, João Antonio da Silva vai usar a tribuna para falar sobre tradição gaúcha e tropeirismo.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais