Caminhada pela Acessibilidade acontece nesta quarta-feira (5)  em Xanxerê

4 de outubro de 2016 07:23
Comunidade , Evento Compartilhar no Whatsapp
Caminhada pela Acessibilidade acontece nesta quarta-feira (5)  em Xanxerê Caminhada da Acessibilidade acontece em Xanxerê (Foto: Internet)

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê, o COMDE, realiza na próxima quarta-feira, 5, a Caminhada pela Acessibilidade que está em sua sétima edição.

A caminhada surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de quebrar barreiras arquitetônicas. Segundo a presidente do COMDE, Kátia Battisti Collelo,  o avanço é grande com as calçadas guia, rampas,  extinção dos toldos em comércios, mas é preciso reforçar o compromisso. “Ainda tem comércios que acabam colocando cadeiras, placas, obstáculos no meio do caminho onde passa um cadeirante, um carrinho de bebê, um cego”, explica.

Conforme Kátia, os avanços proporcionaram  a maior circulação de pessoas com deficiência na rua o que para a entidade, é uma grande conquista. ” Não podemos retroceder. Esta caminhada  é para lembrar a comunidade que existem pessoas com deficiência e que estão usufruindo do ir e vir. É uma reflexão para melhorar cada vez mais a nossa cidade”, enfatiza.

A ação tem o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Apae, FCDX e Apadavix, além das escolas da rede estadual e municipal de ensino. A intenção é de que a comunidade também participe, conforme explica a Supervisora de Educação Especial e Diversidade da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Claudete Mussio. “É importante que a comunidade participe, pois não sabemos o dia de amanhã, poderemos precisar também. A nossa luta é também pelo idoso. Precisamos abraçar esta causa”, comenta Claudete.

O início da caminhada está marcada para as 14h, na Praça Tiradentes. O trajeto segue pelo Sesc, Bradesco e retorno pela Avenida Brasil. Ao final da caminhada serão realizadas apresentações artísticas.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais