Capacidade mental X capacidade física, o mercado de trabalho tem espaço para pessoas aposentadas

1 de novembro de 2018 18:38 | Comércio , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Capacidade mental X capacidade física, o mercado de trabalho tem espaço para pessoas aposentadas Foto: Divulgação

Quando uma pessoa se aposenta, o que vem em mente é que agora está na hora dela descansar, pois já contribuiu fisicamente para a sociedade, mas e a capacidade intelectual?

Para o Presidente da CDL Xanxerê, Fábio Moschetta quando uma pessoa se aposenta com os 60 ou 70 anos, ela pode não estar mais tão apta para trabalhos manuais, mas a capacidade mental está no auge. “Uma pessoa acima dos 50 anos no mercado de trabalho pode perder em várias questões para os jovens, como capacidade física, mas em compensação ele ganha dos jovens em tranquilidade, paciência, comprometimento, fatores que só uma longa trajetória de vida proporciona”.

Rafael Mació é proprietário da rede Super Gentil de Xanxere, e comenta que gostaria que sua empresa tivesse mais pessoas idosas trabalhando. “Normalmente essas pessoas são mais responsáveis e melhores de se trabalhar, aqui no mercado sempre temos preferência para contratar pessoas mais velhas”, além da experiência, Rafael ressalta que o fato dessas pessoas terem contribuído muito na sociedade é outro fator importante para a contratação.

Essa contratação não acontece, na maioria das vezes, porque para essas pessoas ocuparem cargos grandes em uma empresa, eles precisam compreender o manuseio de computadores e aparelhos tecnológicos, que para muitas pessoas, ainda são uma grande barreira. “Hoje em dia se essas pessoas não entendem de manuseio dos aparelhos tecnológicos, elas acabam sendo dirigidas para funções mais manuais.  Elas Tem características para um cargo maior na empresa, mas em função de não saber mexer no computador, acabam em funções mais pesadas”, explica Fábio.

Hoje em dia o mercado de trabalho tem muitos custos com a contratação de jovens, comenta Fábio. “Normalmente o jovem não tem experiência ou rede de contatos, e demora muito tempo para se tornar produtivo para a empresa, Por isso a taxa de desemprego entre os jovens é tão alta”.

Uma das soluções elencadas foi a de colocar uma pessoa mais velha ao lado de um jovem para trabalhar em uma empresa, assim você tem a mente hábil de uma pessoa e a força física de outra.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais