Caps se prepara para abrir suas portas à comunidade no mês de combate ao suicídio

4 de setembro de 2018 09:24 | Comunidade , Saúde , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Caps se prepara para abrir suas portas à comunidade no mês de combate ao suicídio Caps. (Foto: Assessoria)

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Xanxerê se prepara para abrir suas portas no dia 13 de setembro. Isso porque, o mês de setembro é lembrado como o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Além desta, estão programadas outras atividades, envolvendo familiares dos pacientes e também debates entre os profissionais do local com outros profissionais da saúde.

Conforme a coordenação do local, o principal objetivo dessas atividades, principalmente quanto o Caps estiver aberto para visitação, é conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. Além disso, também apresentar as alternativas e recursos de tratamento para evitar que a pessoa chegue a esse extremo.

Para mostrar as atividades desenvolvidas no local, neste ano a equipe do Caps irá participar do Desfile Cívico, para apresentar à comunidade quais são as atividades desenvolvidas com os pacientes.

Ainda há um grande tabu sobre suicídio, e o intuito é mostrar que falar sobre isso pode ajudar muitas pessoas que pensam que essa é a única solução para por fim ao sofrimento de uma doença, na maioria dos casos psicológica.

O Caps atende de forma gratuita pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde, Cras, Creas, Hospital, Conselho Tutelar e Ministério Público. A unidade do Caps no município está localizada na Rua Independência, n° 1.207, no Bairro La Salle.

Atualmente, no Caps de Xanxerê são atendidos mensalmente cerca de 300 pacientes, e prestados 800 atendimentos através dos grupos operativos e terapêuticos, bem como consultas e oficinas. A equipe é formada por psicóloga, assistente social, enfermeira, psiquiatra, terapeuta ocupacional, educador físico e técnica em enfermagem. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio dia.

 

Confira a programação completa de atividades:

11/09 – às 14 horas – Atividades com pacientes e familiares (Apoio Sesc);

13/09 – às 9 horas – Conheça o Caps de Xanxerê: aberto a toda comunidade com palestra sobre prevenção ao suicídio;

20/09 – às 15 horas – Mesa redonda com médicos e enfermeiras da Secretaria de Saúde;

28/09 – às 14 horas – debate com profissionais da rede de atendimento (Cras, Creas, Conselho Tutelar, Casep, Aprisco e Hospital Regional São Paulo).

O Caps atende a livre demanda, então os pacientes são encaminhados das Unidades Básicas de Saúde, Cras, Creas, Hospital, Conselho Tutelar e Ministério Público. A unidade do Caps no município está localizada na Rua Independência, n° 1.207, no Bairro La Salle.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais