Assessoria

Lance Notícias | 25/07/2020 15:04

25/07/2020 15:04

106410 visualizações

Casa de Acolhida Santa Bernarda completa cinco anos de existência

Nesta sexta-feira (24), a Casa de Acolhida Santa Bernarda completou cinco anos de atendimentos a acompanhantes de pacientes do Hospital Regional São Paulo (HRSP). A casa, que fica a 200 metros do hospital, oferece hospedagem, alimentação e espaço para higiene pessoal e de roupas, totalmente gratuitos para familiares de pacientes. Desde a sua criação mais […]

Casa de Acolhida Santa Bernarda completa cinco anos de existência

Nesta sexta-feira (24), a Casa de Acolhida Santa Bernarda completou cinco anos de atendimentos a acompanhantes de pacientes do Hospital Regional São Paulo (HRSP). A casa, que fica a 200 metros do hospital, oferece hospedagem, alimentação e espaço para higiene pessoal e de roupas, totalmente gratuitos para familiares de pacientes. Desde a sua criação mais de 3,7 pessoas já foram beneficiadas.

O imóvel onde projeto funciona foi adquirido no ano passado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que também administram o hospital.  A Casa de Acolhida leva inclusive o nome de Santa Maria Bernarda, que é a fundadora da congregação. O espaço é administrado pela Associação Beneficente de Voluntários Madre Bernarda, um grupo de pessoas que dedica seu tempo no cuidado com o outro.

Para a presidente da Associação, Bernardete Piaseski, o momento é de agradecer a todos que se dedicaram ao projeto ao longo dos cinco anos.

– Gratidão às voluntárias que assumem diariamente esta importante e bonita missão de cuidar deste espaço de acolhida e a todos que por meio das doações nos ajudam, pois elas são muito importantes para mantermos a nossa Casa de Acolhida aberta 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano – comenta a presidente.

O projeto foi criado em 2015 para atender a demanda de acompanhantes que não tinham onde ficar durante o período de internação dos familiares.

– Acompanhamos cenas muito tristes, quando víamos os acompanhantes passando a noite em carros ou até mesmo sentados em bancos em frente ao Hospital. Era uma situação muito difícil, pois muitos não tinham condições de pagar por uma hospedagem. A Casa de Acolhida veio justamente para atender a esse público, proporcionar uma atenção humanizada não apenas para o paciente, mas também para o familiar que o acompanha – relata a diretora geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz.

A Casa de Acolhida pode hospedar até 18 familiares de pacientes por dia. No local, eles encontram espaço para alimentação, higiene e para passar as noites. Tudo é disponibilizado de maneira gratuita ao familiar de pacientes e os próprios hóspedes cuidam das tarefas diárias da residência como o preparo das refeições, cuidados da horta e do quintal. A casa é mantida por meio de doações da comunidade, que pode contribuir com alimentos, materiais de higiene e roupas diretamente na Casa de Acolhida Santa Bernarda, que fica na Rua Anita Garibaldi, nº 309, no centro de Xanxerê, proximidades do HRSP.

Doações em dinheiro podem ser feitas por meio da conta bancária:

Banco – 756 (Sicoob/ Credimoc)

Agência – 3075

Conta Corrente – 9185-5

Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda

CNPJ 07.712.103/0001-23

 

Deixe seu comentário