Casa do Mel de Xanxerê poderá ser instalada na comunidade do Barro Preto

24 de maio de 2017 10:02
Agricultura , Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Casa do Mel de Xanxerê poderá ser instalada na comunidade do Barro Preto 4º Seminário Regional da Apicultura acontecerá em Xanxerê . (Foto: Divulgação)

A Associação dos Produtores de Mel de Xanxerê, foi fundada em 04 de março de 2015. Atualmente 30 produtores fazem parte da associação e aguardam para a construção da Casa do Mel em Xanxerê.

Os produtores estavam em busca de uma parceria com o poder público do município para que ocorresse a liberação de uma local. Edson Zape, diretor da agricultura de Xanxerê, comenta que um ofício foi entregue a Agência de Desenvolvimento Regional indicando o interesse em receber por doação as 20 escolas desativadas do interior do município, na qual uma delas será destinada para a Casa do Mel.

“Nós estamos buscando as escolas que ficam no interior e estão abandonadas. Elas pertencem ao estado, então nós encaminhamos para a ADR para que as mesmas sejam doadas do Estado para o município. Então assim, nós vamos estar direcionando elas, uma vai ser para a Casa do Mel, outras para os Clubes de Mães e assim sucessivamente”, diz o diretor.

Edson, comenta ainda, que por solicitação dos produtores, a Escola do Barro Preto, poderá ser direcionada para a instalação da Casa. “Foi feito um pedido pela associação e eles solicitaram a unidade do Barro Preto. Mas, primeiramente a prefeitura precisa ganhar do Estado, que já se fez favorável a doação”.

O oficio indicando o interesse por doação foi entregue ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, nesta semana.

Nilton Cesar Vendruscolo, presidente da Associação dos Produtores de Mel de Xanxerê, destaca que essa é uma reivindicação antiga dos produtores. “Nós estávamos procurando uma parceria para poder ficar em dia até com a Vigilância Sanitária, mas o diretor da agricultura está à frente de tudo e está colaborando e muito com a associação”.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais