Casa Solidária alimenta e aquece moradores de rua em Xanxerê

10 de junho de 2016 12:00
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Casa Solidária alimenta e aquece moradores de rua em Xanxerê Casa Solidária ajuda restaurar vida dos moradores de rua em Xanxerê. (Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias).

Nesta semana as temperaturas caíram em diversas cidades brasileiras, o que ocorreu em Xanxerê também. Esse frio fez várias pessoas retirarem as roupas mais pesadas do armário para tentar manter o corpo aquecido. Durante essa época do ano, existem pessoas que sofrem, são os moradores de rua. Em todo o Brasil eles contabilizam cerca de 32 mil pessoas, são homens, mulheres e crianças vistos em todas as cidades. Dormem e acordam diariamente sob sol forte, chuva, poeira e no frio da madrugada. O medo e a violência são comuns no dia a dia dessas pessoas.

Em Xanxerê existe uma casa que é designada para ajudar essas pessoas. A casa recebe o nome de Casa Solidária São Francisco de Assis. Neste local é disponibilizado alimentação, banho e algumas atividades recreativas. “Nós chegamos perto das 8h onde é fornecido um bom banho quente, com roupas limpas, após o banho é servido um café da manhã bem reforçado, e depois temos as terapias, como aulas de violão, tem datilografia, informática, e servimos o almoço que também é bem reforçado”. Comenta Preta Andreis, administradora da casa solidária.

A casa existe desde dezembro de 2015, no qual cerca de 15 homens buscam ajuda integrada. Preta relata que eles descobrem a casa através das missas que ocorrem na igreja, através da assistência social, e quando um comenta com o outro. Os homens que frequentam o local realmente precisam de ajuda, e hoje a família não os aceita mais. “A maioria deles tem família, mas devido a ferida que está tão grande, a família não quer mais. Nós trabalhamos isso também, temos um grupo de oração para ajudar a restaurar toda a família. Ninguém queria estar na rua de livre e espontânea vontade, dormindo em um barraco”. Comenta Preta.

A casa solidária é uma casa cedida, hoje não é cobrado aluguel do local, porém, no mês de dezembro desde ano, ela deve ser entregue ao dono. “Queremos uma sede para poder manter eles o dia todo com nós, hoje eles não dormem na casa, pois não possuímos estrutura para isso, mas estamos buscando ajuda para que na próxima morada consigamos ter eles a noite. Hoje eles dormem no mato, que é chamado por eles de moco muitos trabalham durante o dia e durante a noite vão dormir lá”. Relata a administradora da casa.

Hoje a casa é mantida pelas doações que são feitas por muitas pessoas. “Recebemos ajuda financeira, pessoas pagam o gás, todos os dias recebemos sacolão, a questão da solidariedade todos ajudam, Xanxerê está de parabéns, quem vê a nossa casa consegue ver o coração do ser humano”. Explica Preta.

Como ajudar

Apesar de todas doações que a casa recebe, a Casa Solidaria precisa de ajuda, hoje eles não possuem uma quantidade para suprir a necessidades de quem frequenta o local, e pedem a colaboração da comunidade de Xanxerê. “Eu quero pedir roupas masculinas em bom estado, calçados, cobertas, lençóis e colchão”. Finaliza Preta.

Além destes itens, o grupo pede ajuda para um novo local, onde a casa possa ser instalada a partir de dezembro deste ano, quando eles terão que sair de onde estão no Bairro Vista Alegre. Para o novo espaço, o grupo busca um lugar mais amplo onde possam ser instalados dormitórios.

Quem quiser ajudar pode entregar as doações na Paroquia Senhor Bom Jesus de Xanxerê.

DSC_0505

DSC_0499

(Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias).

(Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias).


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais