Caso de brucelose é confirmado em Xanxerê

13 de outubro de 2016 10:50
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Caso de brucelose é confirmado em Xanxerê (Foto:Divulgação)

Na última semana a equipe técnica da Cidasc, esteve em uma propriedade de Xanxerê, realizando coletas para possível surgimento de casos de brucelose. Doença esta, que é a causada por bactérias, que é transmitida ao ser humano, através do consumo de produtos derivados do animal. O caso de brucelose que foi para análise foi confirmado.

Conforme o médico veterinário da Cidasc de Xanxerê, Geraldo Scariot, o caso foi confirmado, porém os casos de doenças não estão erradicalizados no estado, “o caso de brucelose, foi confirmado, porém, esses casos são tratados como normal em nossa região. Por questão de segurança o nome da propriedade não será divulgado, pois como envolve uma propriedade maior chama mais atenção. Mas é do dia a dia nosso aparecer casos que confirmam a brucelose. ”.

Segundo dados da Cidasc o percentual para Santa Catarina para os casos da doença é baixo, sendo que 220 mil propriedades, há apenas 0,9% da confirmação da doença, “o Estado passa por um processo de erradicação da brucelose e que seguidamente acontecem casos, mas é considerado um processo normal”.

Geraldo ainda destaca que com a confirmação da doença o animal será abatido, “agora que foi confirmado o caso o animal será abatido. Estão sendo transportados hoje para abate, eles são abatidos para evitar a contaminação na propriedade. O abate é realizado em um frigorífico credenciado e lá serão destinados para graxaria e descarte”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais