Catadores de materiais recicláveis terão acesso a curso de qualificação em Xanxerê

9 de julho de 2018 11:26
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Catadores de materiais recicláveis terão acesso a curso de qualificação em Xanxerê Foto: reprodução

Por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), os catadores autônomos, que hoje utilizam carroças para catar os materiais recicláveis em Xanxerê, passarão por cursos de qualificação.

Esta é mais uma etapa do programa para zerar o uso de tração animal para este fim no perímetro urbano de Xanxerê. O objetivo é oportunizar à essas famílias, informação, conhecimento e melhor qualidade de vida com uma renda familiar garantida.

Para facilitar esse acesso aos estudos, o município de Xanxerê realiza uma parceria com o Senai que irá ofertar os cursos.

“No dia 18 nós teremos uma reunião e o Senai vai apresentar uma proposta de atividade de capacitação na área da reciclagem, essa é uma atividade complementar já que eles terão que deixar a carroça em dois anos, é uma estratégia que estamos adotando para que eles tenham uma alternativa. Serão abordados temas como empreendedorismo, economia solidária, higiene para que eles sigam nessa área ou talvez, possam empreender em outra área”, explica Samanta Roloff, representante da Assistência Social de Xanxerê.

Hoje são 26 catadores cadastrados na prefeitura de Xanxerê. Estes, terão que deixar de utilizar as carroças até julho de 2019, acatando a lei municipal Nº 3937/2017.

 

Projeto piloto para substituição dos cavalos por bicicletas

Paralelo ao trabalho de qualificação, o Rotary Club de Xanxerê busca a implantação do projeto piloto para substituir os cavalos por bicicletas. Inicialmente serão duas bicicletas cedidas para avaliar o programa.

Leia também:

Reunião irá definir últimos detalhes sobre projeto para substituir carroças por bicicletas

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais