CDL e Acix afirmam que não há irregularidade em abrir o comércio no domingo e mantém horário para o dia 18

15 de dezembro de 2016 16:22
Comunidade , Economia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
CDL e Acix afirmam que não há irregularidade em abrir o comércio no domingo e mantém horário para o dia 18 (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Nesta semana a CDL de Xanxerê divulgou uma nota informando a sugestão de horário de atendimento do comércio no próximo domingo, dia 18, até as 22h. Em contrapartida, o Sindicato dos Empregados do Comércio se pronunciou afirmando que não houve negociação e que não aceitaria este horário estendido. Para falar sobre o assunto, a CDL e Acix promoveram uma coletiva de imprensa para comentar o assunto.

O presidente da CDL, Fábio Moschetta, salienta que a proposta foi entregue aos sindicatos ainda no começo do ano e, que esta é uma oportunidade não só do comércio ficar mais aquecido, mas também dos trabalhadores garantirem uma renda extra no fim de ano.

“O Sindicato dos Empregados do Comércio enviou uma notificação para todos os empregadores da região, dizendo que as empresas não poderiam abrir o horário natalino no domingo. Resolvido a parte jurídica e resolvido que nós podemos sim fazer o horário diferenciado no domingo eu quero voltar ao caso que o empregado quer trabalhar a mais no fim de ano, são horas extras, bonificação, é uma renda extra. E, nunca houve um horário tão reduzido como o deste ano e, o sindicato querer que a gente reduza ainda mais é debochar da cara do empresário. Nós estamos falando de apenas um domingo, se conversar com o trabalhador ele quer trabalhar, ele quer ganhar mais e, vem dizer que o sindicato quer defender os trabalhadores? Nós já falamos que as normas que eles estão propondo vai resultar em demissão e, eles disseram que podemos demitir, então eles estão preocupados com os trabalhadores ou com os cargos deles no sindicato? Quem que paga o sindicato? São os empregados que são obrigados a passar dinheiro para eles, então quando eles forem obrigados a correr atrás do pão de cada dia quem sabe eles realmente se preocupem com a situação”, finaliza.

Ana Cecília Sirino, do jurídico da Acix, salienta ainda que não há nenhuma irregularidade com a abertura do comércio aos domingos.

“O Sindicato queria fazer um acordo coletivo dizendo que no domingo não poderiam trabalhar por ser dia de descanso. A CLT fala que preferencialmente o domingo é dia de descanso, mas não que tem que ser o domingo, tendo um descanso semanal remunerado está ótimo. Nós temos que pensar que o horário natalino é uma exceção. O horário natalino, independente de qualquer coisa ele vai ter que respeitar o CLT. Este horário não irá desrespeitar de forma alguma o CLT. Os itens colocados na notificação são todos já respeitados pela empresa, não tem como ser contrário. A empresa pode abrir no domingo? Pode, desde que respeite as normas, em Chapecó as empresas abrem a hora que quiser, por que em Xanxerê não pode se a norma é a mesma para todos? ”.

Veja a nota do sindicato:

Acordo para lojas abrirem no domingo (18) é negado pelo Sindicato dos Empregados

 

dsc_25691

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais