CDL é parceira na ação Recicla Xanxerê desenvolvida pelo Senai

4 de dezembro de 2018 07:57 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

No  sábado (8) acontece no município mais uma edição do Recicla Xanxerê. A ação é desenvolvida todos os anos pelo Senai, CDL, Lions e Prefeitura. A comunidade que pretende descartar o lixo eletrônico corretamente não pode perder a oportunidade de levar seus objetos até a Praça Tiradentes das 8h às 12h.

O Recicla Xanxerê iniciou em 2010 e aproximadamente 59 mil quilos foram recolhidos de material eletrônico nessa primeira edição. Naquela época eram parceiros do projeto Senai, CDL, JCI e Prefeitura, juntamente com os veículos de comunicação do município. Conforme o diretor do Senai de Xanxerê, Vanderlei Duarte, todos esses anos de ação a comunidade tem participado e se preocupado com o descarte correto do lixo eletrônico.

– O projeto sendo desenvolvido uma vez por semestre proporciona uma opção à comunidade em trazer o material naquele dia e as pessoas tem a consciência de ter dado o destino adequado ao material que, ao longo do tempo, pode contaminar o solo e lençóis freáticos quando não tratado adequadamente – comenta Vanderlei.

O diretor ressalta ainda que ao longo dessa experiência as pessoas têm se conscientizado e guardado seus equipamentos sem utilidade para esperar o dia da ação para fazer o descarte.

– A forma com que é conduzida a divulgação, desde material impresso aos alunos, aliados aos trabalhos de professores em sala de aula e a observância do movimento na imprensa tornam o conceito de reciclar mais amplo do que simplesmente reaproveitar algum material sem utilidade para gerar outro útil – frisa.

O evento nos moldes de Xanxerê também acontece nos municípios de Xaxim, Pinhalzinho, Maravilha, Abelardo Luz, São Lourenço, Chapecó (Bairro EFAPI) e Ponte serrada. A ação acontece a cada semestre, com algumas variações do escopo de recolhimento, alguns locais optam por recolher lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e móveis. Lembrando que em Xanxerê a ação fará o recolhimento somente de eletrônicos.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais