Centenas de pessoas prestigiam 2º edição do Filó da Associação Vêneta de Xanxerê

19 de agosto de 2018 10:25
Comunidade , Cultura , Evento , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Centenas de pessoas prestigiam 2º edição do Filó da Associação Vêneta de Xanxerê (Fotos: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

A Associação Vêneta de Xanxerê promoveu, na noite do sábado (18), a 2º edição do Filó da Associação. O encontro é um hábito antigo, que consiste nas famílias se visitarem durante a noite.

Nesses encontros é costume tomar chimarrão e café e degustar quitutes típicos da região e da tradição italiana enquanto colocam a conversa em dia. Conforme Ilda Cipriani, que está a frente da organização do evento, o objetivo do evento, que é resgatar a cultura italiana, foi atingido.

O evento contou com a presença de centenas de pessoas, que aproveitaram o evento para reunir os amigos e degustar pratos típicos, além de acompanhar apresentações artísticas que resgataram ainda mais a cultura italiana.

 

Filó para a cultura italiana

Os primeiros imigrantes italianos, não encontraram a propagandeada cucagna, sinônimo de terra da fartura, então começaram a compartilhar comida. Nas horas de descanso, se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, um encontro de troca de experiências de todos os tipos.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais