Centenas de pessoas se reúnem para discutir a saúde da mulher em Xanxerê

17 de maio de 2017 09:35
Comunidade , Evento , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Centenas de pessoas se reúnem para discutir a saúde da mulher em Xanxerê Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

 

Mais de 250 pessoas, entre homens e mulheres, dedicam o dia de hoje (17) a discutir a saúde da mulher. Trata-se da primeira Conferência Municipal da Saúde das Mulheres realizada em Xanxerê. O evento segue durante todo o dia com palestras, na sequencia terá a eleição das delegadas e de 10 sugestões que serão levadas para a conferencia estadual.

Maria Izabel Girotto, A presidente do Conselho Municipal de Saúde explica que o principal tema a ser debatido é a saúde pública com o congelamento dos investimentos por 20 anos.

“A nível de Brasil, há 30 anos já aconteceu a primeira edição da conferência, mas em Xanxerê esta é a primeira vez que se realiza esse evento. A saúde da mulher, o dia a dia, como a mulher consegue realizar todas as tarefas diárias e as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher são os principais assuntos abordados. Principalmente agora, com a atual conjuntura de congelamento dos investimentos na saúde pública por 20 anos. Se nós temos problemas agora, imagina com esse congelamento, precisamos discutir como vamos trabalhar isso e garantir a saúde pública para a mulher”, diz Maria.

O evento tem por objetivo ainda, elencar 10 propostas que serão levadas para a conferencia estadual e posteriormente para a nacional.

“Vamos tirar 10 propostas que iremos levar para a conferência estadual em junho e a nacional que acontecerá em agosto. Hoje iremos eleger as delegadas na conferência municipal que irão para a estadual, onde serão eleitas novamente para irem até a nacional”, finaliza Maria.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais