Covid-19

Lance Notícias | 12/08/2020 08:14

12/08/2020 08:14

56940 visualizações

Centro de Atendimento ao Coronavírus já atendeu mais de 11 mil pessoas, em Xanxerê

Implantado no dia 23 de março para atender pacientes com síndrome respiratória e com sintomas da Covid-19, o Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto à unidade de saúde Hélio dos Anjos Ortiz, já atendeu 11.181 pessoas. Esta é uma das medidas adotadas pela prefeitura de Xanxerê nas ações de combate ao coronavírus. Desde o […]

Centro de Atendimento ao Coronavírus já atendeu mais de 11 mil pessoas, em Xanxerê Foto: Prefeitura de Xanxerê

Implantado no dia 23 de março para atender pacientes com síndrome respiratória e com sintomas da Covid-19, o Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto à unidade de saúde Hélio dos Anjos Ortiz, já atendeu 11.181 pessoas. Esta é uma das medidas adotadas pela prefeitura de Xanxerê nas ações de combate ao coronavírus. Desde o início da pandemia foram realizadas 4.293 consultas, 1.584 exames, 15 tomografias, 34 eletrocardiogramas, 63 raio-X e encaminhadas 71 pessoas ao Hospital Regional São Paulo.

De acordo com o médico que atende no Centro de Atendimento ao Coronavírus, Paulo Henrique Pacheco Dario, a maioria dos casos positivados encaminhados são de pessoas que adquiriram o vírus no local de trabalho ou em casa de familiares. Os principais sintomas constatados nos pacientes são dor de cabeça, tosse seca, coriza, fraqueza corporal, dor para engolir, diarreia, dor no peito, vertigem e dor lombar.

Segundo o médico, o local conta atualmente com uma equipe composta por seis médicos que se revezam para suprir a demanda da população xanxerense.

– A unidade conta com o auxílio de exames de imagem, de laboratório e farmácia própria para melhor atender os pacientes com sintomas gripais. Possuímos também material e equipe para testagem dos pacientes que preencham critérios para realização de teste rápido para Covid-19. A pandemia foi uma situação inusitada para todos, inclusive para o sistema de saúde. Muito foi aprendido nos últimos meses e estamos em constante atualização e melhoria do atendimento. Para nós, que vivenciamos a pandemia de maneira mais intensa, é visível a evolução no atendimento e gestão – disse.

O objetivo, ao abrir o Centro de Atendimento ao Coronavírus foi diminuir o número de pessoas com sintomas respiratórios nas unidades básicas e unidades de pronto atendimento neste período, evitando assim a disseminação da doença e também fornecendo um suporte maior no atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. O atendimento no local é 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos, voltado para pacientes que apresentem sintomas de síndromes respiratórias e também para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19.

Além do Centro de Atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza desde o início da pandemia, o serviço de tele atendimento pelo telefone 0800 534 1635 também 24 por dia. Já foram realizados mais de 5700 testes e estão sendo adquiridos milhares de novos testes para serem usados conforme a demanda, para monitoramento em massa do avanço e controle da pandemia.

Deixe seu comentário