Centro Regional da Defesa Civil aproximará municípios do Estado

3 de maio de 2017 14:01
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Centro Regional da Defesa Civil aproximará municípios do Estado (Foto: Defesa Civil)

 

Xanxerê passará a contar, a partir do dia dois de junho, com um centro regional da Defesa Civil. A estrutura será montada no parque da Femi, ficando diretamente ligado ao Centro de Desastres de Florianópolis, sendo assim, possível obter todas as imagens, informações e alertas de ocorrências.

Luciano Peri, coordenador da Defesa Civil da Regional de Xanxerê, explica que a primeira fase está concluída, agora, basta a estrutura física no local.

“A parte de implantação está finalizada e a previsão de inauguração é dois de junho. O primeiro a ser inaugurado será em Maravilha, Cainoinhas, Chapecó, Joaçaba e depois Xanxerê. Todos serão inaugurados até setembro e o nosso no dia dois de junho”, explica.

 

O que muda em Xanxerê com o Centro Regional?

Peri explica que a principal função do Centro Regional é servir de ponte entre os poderes municipais e estaduais em casos de desastres.

“A Defesa Civil não executa nenhum serviço sozinha, todos em parceria. Tem toda uma parte municipal, mas dependendo da magnitude do desastre entra o Estado. É neste momento que o Centro de Desastres entra, nós seremos uma ponte entre o município e o estado. Por exemplo, segurança pública, toda ela é do Estado e atua no centro regional. O município não precisará mais ir até o Estado, apenas entra em contato com o centro regional que fará a ponte”, salienta.

No dia dois de junho, a Defesa Civil estará com dois eventos paralelos no município: a inauguração do Centro Regional e o Seminário de Gestão de Desastres. O objetivo do Seminário é mudar a cultura da comunidade catarinense, para que as pessoas passem a pensar em como se proteger de desastres e não precisem de ajuda do poder público.

Leia mais:

Seminário Regional em Xanxerê irá debater gestão de desastres

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais