Centro Regional da Defesa Civil será construído em Xanxerê até março de 2017

1 de dezembro de 2016 10:57
Comunidade , Obras , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Centro Regional da Defesa Civil será construído em Xanxerê até março de 2017 (Fotos:Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

 

Ocorreu nesta quinta-feira (1º) a assinatura da cessão de uso por 10 anos, para a instalação do Centro Regional de Defesa Civil. O Centro Regional será instalado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi e deverá ser construído até o fim de março do próximo ano.

Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, destaca que a construção do centro, estava no planejamento da Secretaria do Estado da Defesa Civil, “já havia um planejamento, por meio das secretarias regionais que vem sendo trabalhado ao longo dos anos. Dentro das fases de implementação da Defesa Civil do estado está a criação do Centro Regional de Defesa Civil”.

Peri ainda comenta que o Centro estará diretamente ligado, ao Centro de Desastres de Florianópolis, “esse centro estará interligado com o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres de Florianópolis, onde teremos todas as imagens, informações, participando atualizando sempre as informações, ou alertas de ocorrências. Possibilitando que isso ocorra de forma rápida e eficaz”.

Parque da Femi  

O local escolhido para a construção é o Parque da Femi, próximo ao Milhão. Este local foi escolhido devido a sua estrutura e ao fácil acesso da comunidade, “queremos que seja um local de tomadas de decisões e também um local para reuniões de todas as instituições e informações de desastres que possam ocorrer. O espaço vai ser ao lado do milhão, escolhido entre três locais. Considerando a estrutura do local e com a passagem do tornado, isso nos mostrou que a Femi era o local que possibilitava o melhor enquadramento, a construção vai ocorrer até no máximo março do ano que vem”.

O prefeito Ademir Gaparini, comenta que local vai atuar em prol da prevenção de desastres, “nós que passamos por um tornado em 2015, o que está se fazendo hoje é trabalhar em prol da prevenção, onde a Defesa Civil possa trabalhar e atuar nesses 21 municípios no sentido de previr os possíveis desastres que venham acontecer. Esse projeto também foi aprovado pela Câmara de Vereadores e, será construído em local propício como o parque da Femi, que possui um fácil acesso, uma fácil localização. O local precisa ser ocupado e quanto mais pessoas forem colocadas lá dentro, mas o local ira ser valorizado e útil para a comunidade”.

dsc_23981


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais