Cerca de 100 pessoas participam do projeto de hidroterapia da FCDX em Xanxerê

14 de julho de 2017 11:56
Comunidade , Lance Notícias , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cerca de 100 pessoas participam do projeto de hidroterapia da FCDX em Xanxerê A Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (FCDX), realiza projetos no município há 25 anos. (Foto: Divulgação)

A Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (FCDX), realiza no município há 25 anos, diversos projetos onde busca a conscientização da pessoa com deficiência e da população sobre as necessidades especiais. Hoje, cerca de 300 pessoas participam do projeto de hidroterapia e hidroginástica oferecida pela entidade.

A hidroterapia proporciona a quase 100 pessoas, com deficiência, uma melhora no equilíbrio e sistema cardiorrespiratório, aumentando a amplitude das articulações e resistência muscular, aliviando dores e estresse.

A Assistente social da entidade, Poliana da Silva, destaca que o atendimento é realizado gratuitamente e individualmente para a criança, de acordo com o grau de deficiência, “a criança vem encaminhada para fazer a hidroterapia, que é realizada com o profissional de fisioterapia, o tratamento é feito individualmente com cada pessoa, dependendo o grau de sua deficiência, depois disso ela tem um tratamento continuo na entidade, porque a hidroterapia só faz melhorar cada vez mais”, ressalta Poliana.

As sessões de hidroginásticas são realizadas por um profissional de educação física e aberta para toda a comunidade, “também atendemos à comunidade, com um professor de educação física, fazendo hidroginástica, trabalhando aquele idoso que tem dor na coluna, fazendo atividade física dentro da água. Pode ser qualquer pessoa, só a gente pede que ajudem com uma contribuição mensal, para que possamos manter o projeto”, comenta a assistente social.

Para a realização da hidroterapia, os interessados devem levar um encaminhamento do médico responsável que autoriza a terapia, assim, a pessoa será considerada membro fraterno da entidade e poderá realizar todas as atividades oferecidas gratuitamente.

Piscina para realização dos projetos. (Foto: Rafaela Forchesatto/ Lance Notícias)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais