Cerca de 12 mil crianças de Xanxerê já participaram do Proerd

11 de julho de 2016 11:44
Comunidade , Polícia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cerca de 12 mil crianças de Xanxerê já participaram do Proerd Cerca de 12 mil crianças de Xanxerê já participaram do Proerd. (Foto: Arquivo Pessoal/ Rede social)

A Polícia Militar juntamente com escolas municipais e estaduais dos municípios da Amai, desenvolvem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o qual tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

O programa é desenvolvido com crianças e adolescentes e conta com quatro policias instrutores na região da Amai, “desde de 2000, quando o projeto começou a ser desenvolvido, até hoje cerca de 29 mil anos já participaram do programa, sendo que 12 mil é apenas do município de Xanxerê” comenta Féo, policial instrutor do Proerd.

O Proerd possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Fundamentado nisso, o projeto é desenvolvido com as crianças e adolescentes.

Por que o policial deve usar farda?

A farda tem um simbolismo que se espera fazer a interlocução entre escola e família para melhorar a absorção dos preceitos morais e culturais das organizações envolvidas. Importante resultado é o fortalecimento da imagem do policial e da instituição junto aos professores, alunos e a sociedade em geral. Onde se desperta a atenção do relaxamento da disciplina formal e da dificuldade de coordenação com as famílias, preparo suficiente para exercer o papel educativo da prevenção.

Missão

O programa tem como missão proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública através de ação de polícia ostensiva, de forma integrada com a sociedade, visando o exercício pleno da cidadania.

Visão

O Proerd visa ser reconhecido pela sociedade como instituição de excelência na área de segurança pública.

Valores

O programa trabalha com atuação com ética, responsabilidade social, comprometimento, hierarquia, disciplina, respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente e melhoria contínua.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais