Chegada do verão aumenta riscos de epidemia da dengue

5 de dezembro de 2018 10:17 | Dengue , Meio Ambiente , região , Saúde , Social , Verão , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Chegada do verão aumenta riscos de epidemia da dengue Foto: divulgação

Segundo avaliação da Bióloga responsável pelo programa contra dengue em Xanxerê, Elizandra Schoenardie, as cidades da região registraram neste ano de 2018, 50 casos não confirmados de dengue, sendo que as cidades com maior incidência foram Xanxerê e Xaxim.

– Agora com a chegada do verão, os casos estão aumentado em toda a Santa Catarina. Temos registrado quadros de chikungunya em Balneário, Itapema e Cunha Porã, e com a chegada do final de ano, a tendência é que as pessoas viajem, consequentemente o vírus circula por todas as cidades, aumentando a possibilidade de infestação – ressalta Elizandra.

Elizandra orienta que para as pessoas que desejam viajar, para deixar tudo organizado nas residências, evitando o acúmulo de água parada.

– Deve-se verificar a parte de trás das geladeiras, calhas de água e até abaixar a tampa do vaso quando for a hora de viajar. Se o mosquito estiver por perto e encontrar lugares desprotegidos, as chances de proliferação são enormes – pontua.

Para quem vai viajar, vale relembrar o uso de repelente, que protege contra o mosquito.

– A população está ciente sobre os cuidados que deve ter, tanto nesta época como durante todo o ano, o programa da dengue investe muito tempo e recursos para fiscalizar e orientar os moradores, por isso é necessário colocar em prática estas medidas de precaução – finaliza.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais