Esporte

Lance Notícias | 07/07/2020 18:13

07/07/2020 18:13

100978 visualizações

Ciclista de Xanxerê busca incentivar a prática do esporte na cidade

Rafael Antônio Zonta é administrador e trabalha no comércio de automóveis em Xanxerê. Também pratica ciclismo. Mas antes de entrar nesta modalidade, fazia caminhadas e exercícios físicos já que sempre teve problemas com ansiedade. Começou a correr pequenos trajetos desde então foi onde despertou interesse pelo triathlon. – Foi a partir daí que fui conhecendo […]

Ciclista de Xanxerê busca incentivar a prática do esporte na cidade Foto: Arquivo Pessoal

Rafael Antônio Zonta é administrador e trabalha no comércio de automóveis em Xanxerê. Também pratica ciclismo. Mas antes de entrar nesta modalidade, fazia caminhadas e exercícios físicos já que sempre teve problemas com ansiedade. Começou a correr pequenos trajetos desde então foi onde despertou interesse pelo triathlon.

– Foi a partir daí que fui conhecendo novas pessoas. Em agosto de 2019 coloquei na cabeça que precisava comprar uma bicicleta. Comprei com um casal de amigos, mas era aquelas bikes para estrada de chão mesmo, para barro, poeira, nada muito sofisticada – disse.

Rafael participou de várias provas regionais. A primeira foi em Xaxim e ficou em segundo lugar. Foram muitas competições nas quais sempre ficou nas primeiras colocações. Esse pode ter sido o fator determinante para motivar ainda mais a praticar o esporte.

– Hoje a minha vida mudou. E a gente percebe que mudou mesmo quando a gente olha para o varal de roupas e nota que tem muito mais roupas de atletismo do que de sair. O foco é atividade física, hoje meu nível de ansiedade é muito pequeno, eu me alimento melhor, porque a atividade física me deu esse equilíbrio – concluiu.

A pandemia atrapalhou um pouco os planos de Rafael que tinha algumas provas nacionais para participar, mas elas precisaram ser adiadas. O esporte também proporcionou a aproximação de muitos conhecidos que ele fez questão de trazer pro ciclismo.

– É um desafio pessoal, não precisa chegar em primeiro, mas o objetivo é chegar. Praticar qualquer tipo de atividade física com certeza faz muito bem para todos. Esse é o pedido que eu faço para quem não pratica nada. Tem sofrimento também, cai, me machuquei, me ralei todo. Furei pneu de noite, sozinho, do nada. Isso acontece. A vida de um ciclista não é só oba-oba não – finalizou.

Toda segunda-feira, Rafael e os amigos fazem uma pedalada leve só para manter o ritmo. É uma forma de aproximar ainda mais as pessoas que estão começando. A ideia é incentivar todo mundo a praticar uma atividade física.

Deixe seu comentário