Cidasc acompanha três casos de brucelose no município

26 de fevereiro de 2019 16:07 | Visualizações: 102
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cidasc acompanha três casos de brucelose no município Foto: divulgação

A Cidasc de Xanxerê segue acompanhando os casos de brucelose no município. Após um período de muitos casos registrados em diversas propriedades, a situação melhorou e os casos diminuíram consideravelmente.

De acordo com Diego Rodrigo Torres Severo, Coordenador Regional de Defesa Sanitária Animal da Cidasc, há três propriedades infectadas no município.

– Os focos grandes que tínhamos foram saneados. Agora temos três em acompanhamento, sempre tem alguns, é normal, mas são poucos. Na região também está controlada – diz.

Causas da Brucelose

A Brucelose atinge os animais selvagens, entretanto, pode contaminar os domésticos. Os animais de origem bovina, caprina, ovina, suína e canina são os mais propícios a contraírem a doença, porém, alguns bichos do mar também podem ser afetados, como focas, baleias e golfinhos.  A bactéria causadora da doença se espalha a partir dos animais, e há três formas responsáveis por este contágio, são elas: consumo de laticínios crus; inalação e contato direto.

Prevenção

  • Evitar o consumo de laticínios não pasteurizados, independentemente de suas origens.
  • Cozinhar bem os alimentos e não consumir carnes com aparência crua.
  • Manter a higiene durante o preparo das refeições, cuidados e manipulação com animais, utilizando luvas de borracha e sabonetes antibactericidas.
  • Vacinar os animais domésticos e sempre levá-los ao veterinário para realizar exames.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais