Cinco famílias comercializam produtos na feira de Xanxerê

27 de junho de 2016 11:54
Agricultura , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Cinco famílias comercializam produtos na feira de Xanxerê Produtos são comercializados na feira em Xanxerê (Fotos: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Produtos frescos, naturais, sem adição de agrotóxicos e por um valor acessível. Sim, isto é possível de se encontrar em Xanxerê. A Feira e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar oferecem os produtos regularmente, na Rua Antônio Vitório Giordani.

A feira acontece toda a quarta-feira e sábado, já nas primeiras horas do dia onde as famílias se deslocam de suas propriedades com seus produtos para serem vendidos nos estandes, porém, hoje cerca de cinco famílias participam, apenas.

“ Hoje temos somente cinco produtores que participam da feira e com produtos de hortifrúti e vegetal”, comenta Jurandir Giachini, Diretor Administrativo da Cooperativa.

Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar

A cooperativa, diferente da feira, atende todos os dias em horário comercial, “nós trabalhamos no sistema de consignação, o produtor traz o produto e a cooperativa vende o produto e fica com uma porcentagem. Hoje nós contamos com mais de 100 famílias associadas, a maioria é de Xanxerê, mas temos também de Faxinal dos Guedes, de Xavantina e outros municípios da região”, explica.

Nos últimos anos os produtores vendiam diversos produtos que hoje não podem mais ser comercializados como leite in natura e carne de frango: “Isso nós ainda não podemos comercializar, nós firmamos um TAC onde nos comprometemos a não comercializar esses produtos, mas trabalhamos mais com produtos naturais, in natura, alguma coisa na linha de panificação, conservas onde foi realizado a rotulagem tudo como foi solicitado e na linha de carnes o que é permitido. Infelizmente a gente perdeu uma boa linha de produtos como carne de frango, mel, leite, com isso acabamos perdemos bastante clientes”, conta.

DSC_1496 DSC_1497 DSC_1498 DSC_1500 DSC_1502 DSC_1504 DSC_1506 DSC_1507

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais