Clínica Incutis comemora quatro anos da primeira cirurgia bariátrica realizada em Xanxerê

A Clínica Incutis de Xanxerê, está localizada na Rua José Bonifácio, 235, Edifício Atlanta, 2° andar, Sala 205. O telefone para contato é: (49) 3433- 9470.

28 de setembro de 2018 07:41 | Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Clínica Incutis comemora quatro anos da primeira cirurgia bariátrica realizada em Xanxerê Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

A Clínica Incutis comemora neste mês de setembro, quatro anos da primeira cirurgia bariátrica realizada no município. Aos cuidados do cirurgião do Aparelho Digestivo, Dr. Felipe Camargo Ribeiro, a cirurgia é considerada um sucesso e os pacientes apresentam melhoras significativas ao longo do tratamento.

De acordo com o Dr. Felipe, a cirurgia bariátrica é procurada, principalmente, para emagrecer, porém, existem alguns aspectos que o paciente precisa apresentar, para então, passar por um procedimento cirúrgico.

“A cirurgia é procurada para emagrecer, mas, na verdade acaba englobando diversos aspectos para questão de melhora da qualidade de vida. A cirurgia serve, primeiro, para melhorar a qualidade de vida e segundo, não menos importante, o paciente acaba emagrecendo com saúde e diminuindo chances de desenvolver outras doenças.  Estamos aqui há quatro anos e meio e faz quatro anos da primeira cirurgia. Para fazer a cirurgia o paciente precisa preencher alguns critérios, a princípio ter um Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, ou ter IMC de 35 a 40 e possuir outras doenças”, explica.

Pacientes que já passaram ou passarão pela cirurgia, além de receberem acompanhamento na Clínica, participam de encontros mensalmente, aonde se discute assuntos pré e pós-operatórios. “Nós desenvolvemos reuniões que são mensais, com o intuito de realizar o acompanhamento dos pacientes e também não perder o contato com eles. São convidados os que já realizaram a cirurgia ou os candidatos a operar”.

Dr. Felipe frisa que a primeira paciente foi uma mulher que apresentou melhoras significativas, inclusive, diminuiu o seu índice de colesterol e pressão alta. “Eu tive toda a minha formação em São Paulo, depois me mudei para Passo Fundo e quando eu cheguei aqui, nos primeiros seis meses, foi necessário adaptações, solicitando ao hospital a compra de alguns materiais para dar condições para a realização da cirurgia, sendo que o hospital já é estruturado e preparado para cirurgias de grande porte. Eu acredito que Xanxerê tem muito a crescer, o fluxo de pacientes não é muito grande, mas prestamos um serviço com qualidade, que tende a se desenvolver aqui. São cirurgias oficializadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica”.

Segundo o relato da primeira paciente operada, hoje a sua rotina de vida é normal. “Desde o começo, deu tudo super certo e foi super tranquilo. Passei por uma preparação antes da cirurgia e hoje levo uma vida normal. Estou super bem”.

 

Acompanhamento psicológico 

Além de receber o acompanhamento com o cirurgião do aparelho digestivo, os pacientes têm atendimento psicológico. O trabalho é desenvolvido pelas profissionais Priscila Vaz e Anna Alice Debiasi.

A psicóloga Priscila Vaz, explica que o acompanhamento psicológico é fundamental, tanto antes como após a cirurgia bariátrica.  Nas sessões que antecedem o procedimento cirúrgico é avaliado todo o contexto, que esse indivíduo está inserido, pois, há fatores emocionais que contribuem para o ganho de peso. No período pré e pós-operatório são realizadas orientações e acompanhamento do processo. As sessões são individuais e algumas com familiares. Pois, é importante frisar que o apoio da família é um bom aliado no processo de emagrecimento, tudo para que nosso cliente tenha sucesso com a cirurgia.

A psicóloga Anna Alice Debiasi, já passou pelo processo cirúrgico com o Dr. Felipe. Segundo a profissional, a psicoterapia é fundamental para a realização do procedimento. “A psicoterapia com psicólogo é a melhor ferramenta para conseguirmos olhar e perceber as mudanças necessárias. Eu fiz a escolha com o Dr. Felipe por acompanhar os diversos casos operados por ele e todas estarem bem. Isso me motivou muito mais. No dia 22 de maio de 2017, fiz a cirurgia com a certeza de que esta estava sendo a escolha mais certeira da minha vida, e, hoje posso confirmar isso, ganhei em qualidade de vida, agilidade, respiração, sono, autoestima, entre outras coisas”.

 

Acompanhamento com nutricionista 

A rotina alimentar antes e após a cirurgia também é acompanhada por um profissional da equipe. A responsável, Kerli Fusinatto, explica que é necessária uma avaliação do paciente para assim definir como será a rotina alimentar.

“Os pacientes que pretendem realizar a gastroplastia passam por vários profissionais até a realização da mesma. Como nutricionista realizo uma avaliação e consigo o laudo para levar junto ao médico para incluir no processo da cirurgia. O paciente sai do consultório com uma reeducação alimentar, incluindo rotinas de atividade física e de sono. Retorna de acordo com a necessidade individual. Quando marcada a cirurgia o paciente retorna e montamos a dieta pré-operatória, que deve ser iniciada 48 horas antes do procedimento e, com a primeira orientação pós-operatória que deverá ser seguida no mínimo por 15 dias. Ele retorna após 15 dias, e assim vamos sempre reavaliando e evoluindo a dieta conforme tolerância, queixas e adaptações. Cada paciente tem sua individualidade, preferencia alimentar e hábitos, variando o cronograma alimentar”.

 

A Clínica Incutis de Xanxerê, está localizada na Rua José Bonifácio, 235, Edifício Atlanta, 2° andar, Sala 205. O telefone para contato é: (49) 3433- 9470.

 

Dr. Felipe Camargo Ribeiro – Gastrocirurgia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.

CRM: 20473

RQE: 11801


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais