Coach: “muitos se intitulam, mas poucos realmente tem essa formação”, declara a profissional da área

9 de novembro de 2018 11:22 | Educação , Empregos , História , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Coach: “muitos se intitulam, mas poucos realmente tem essa formação”, declara a profissional da área

Coaching é um processo, uma metodologia, um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido, comprovadamente, segundo o IBC Coaching Brasil.

Empresária xanxerense há mais de 20 anos, Jocelaine Nichelle Rufatto, é formada em contabilidade, consultoria empresarial e tem alguns títulos de especialista. Segundo ela, as principais escolas no Brasil para a formação com certificado profissional de  coach são,  a Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e o Instituto Brasileiro do coach (IBC).

O curso mais propagado, segundo  Jocelaine, é o Líder Coach., esse curso faz uso de algumas técnicas para a pessoa melhorar as competências como líder e não forma, nem certifica como um profissional coach.

Jocelaine explica que a formação para esta área deve ser com uma escola certificadora internacionalmente, reconhecida e renomada, pois a Profissão do Coach está para ser regulamentada no Brasil, já tramita na câmara dos deputados o pedido para que haja regulamentação da mesma.

Como a profissão ainda não é regulamentada no Brasil é importante verificar se o profissional que atua como Coach e ministra palestras e workshops tem esta certificação.

Jocelaine é certificada pela SLAC como Professional Life Coach e Analista Comportamental HRTools e atualmente está se certificando como Master Coach, os encontros da formação acontecem em São Paulo no Espaço França a cada trinta dias e tem duração de cinco dias intensivos inloco, complementados com o máximo de horas de atendimento para concluir a certificação.

O profissional coach atua como um apoiador na busca de resultados de forma eficiente e mais rápida. O autoconhecimento é a forma mais rápida de performar e atingir ao máximo o potencial, permite saber a vocação e também qual a melhor atuação de carreira.

Conforme Jocelaine “há uma ânsia pelo reconhecimento da profissão e regulamentação da mesma para que não haja tanta “prostituição do coaching”, isso é urgente, até porque os investimentos na formação não são nada baratos.”


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais