Cohab/SC completa 50 anos de história nesta sexta-feira

15 de abril de 2016 09:00
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Cohab/SC completa 50 anos de história nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/Cohab)

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) comemora 50 anos de história nesta sexta-feira, 15, em cerimônia realizada no prédio sede, localizado no Bairro Estreito, em Florianópolis, a partir das 15h. A empresa, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, é responsável pela política habitacional no território catarinense. Em cinco décadas de existência, mais de 66,3 mil famílias de todos os municípios do Estado foram beneficiadas com a moradia própria.

Criada com a finalidade de reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, a Cohab atua na aquisição e na legalização de áreas, na elaboração de projetos e estudos técnicos sobre o setor de habitação, na captação de recursos, na medição e na fiscalização de obras, além da comercialização de imóveis e acompanhamento sócio comunitário. A Companhia possui um corpo funcional com 95 empregados distribuídos entre a sede (Florianópolis), cinco escritórios regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e Videira) e dois escritórios de apoio (Canoinhas e São Miguel do Oeste).

Nos últimos 50 anos, firmou parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, prefeituras, empresas privadas, cooperativas, sindicatos e organizações não governamentais para a implantação de diversos programas. As linhas de ações desenvolvidas compreenderam a construção de conjuntos habitacionais, financiamento de unidades isoladas urbanas e rurais, urbanização de assentamentos, reformas e ampliações de moradias, regularização fundiária e recuperação e reconstrução de habitações danificadas devido a fenômenos climáticos.

Para o diretor presidente da empresa, Ronério Heiderscheidt, a ocasião servirá para reforçar a importância do papel da Companhia, que tem como principais beneficiados as famílias catarinenses com renda de até três salários mínimos. “A moradia é um direito social assegurado na Constituição, sendo a habitação uma necessidade básica, essencial para uma vida digna. Celebrar esta data será também reconhecer o trabalho de todos aqueles que foram fundamentais por uma mudança significativa de milhares de cidadãos”, afirmou.

Para este ano, os projetos da Cohab preveem a parceria com o Ministério das Cidades na execução da terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural e uma nova edição do Programa Cohab Cidadã, que garante subsídios para reformas e ampliações em moradias.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais