Coleção de corujas doada por família xanxerense está em exposição na Biblioteca Municipal

5 de novembro de 2018 11:29 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Coleção de corujas doada por família xanxerense está em exposição na Biblioteca Municipal Coleção de corujas. Afetivas. (Fotos: Divulgação)

Corujas. Essa era uma das paixões da xanxerense Morena Bortoluzzi, que possuía em sua residência uma coleção com mais de 520 peças. Após o seu falecimento, a coleção foi disponibilizada para o Departamento de Cultura do município e agora a exposição está na Biblioteca Municipal, que é aberta ao público em geral.

São peças de porcelana, palha ou até mesmo tecido. Os tamanhos variam de um a 70 centímetros. De acordo com a diretora de Cultura do município, Aguinetes Barfknecht, a exposição contempla o projeto Memórias Afetivas e a doação ocorreu por meio do artista plástico de Xanxerê, Osvaldo Sette.

“A exposição é permanente. Nós recebemos a coleção por meio de uma doação da família do Honorino Bortoluzzi, que é uma coleção que a Dona Morena tinha durante a sua vida. Ela comprava, recebia de presente, e como ela faleceu e a família queria conservar isso, nos procurou, por meio do artista Osvaldo Sette, para a gente receber essas peças e colocá-las na Casa da Cultura”.

Porém como a Casa da Cultura passará por reformas, o local escolhido para a exposição foi a Biblioteca Municipal. Lá as peças estão em dois armários, também doados pela família.

“Depois da reforma, vamos mudar para cá. O projeto visa resgatar a história, tradição de famílias e de Xanxerê. Como recebemos essa coleção, inserimos no projeto e convidamos para que a população visite e conheça a coleção”, frisa.

O atendimento da Biblioteca é das 13h às 19h. A mesma fica localizada na Travessa João Winckler, no centro.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais