Coluna: cuidados simples podem evitar problemas futuros

25 de maio de 2016 09:40 | Saúde Compartilhar no Whatsapp
Coluna: cuidados simples podem evitar problemas futuros Coluna: cuidados simples podem evitar problemas futuros (Foto: divulgação/MB Comunicação)

Problemas de coluna são desconfortáveis e costumam causar sofrimento. Além da dor, atrapalham as atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida. Portanto, alguns cuidados simples no dia a dia podem ser estratégicos para prevenir e evitar desgastes futuros.

Entre os problemas comuns relacionados à coluna está a lombalgia. Suas principais causas são má-postura, sedentarismo, obesidade, quedas, esforço físico, estresse ou prática de atividades físicas sem orientação profissional. A melhor forma de evitar as consequências deste problema é a prevenção.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, a frequência e a intensidade variam de pessoa para pessoa, mas o fato é que boa parte população já sentiu ou sente algum tipo de dor nas costas. “Além do desconforto, a lombalgia pode ocasionar cifose, lordose, escoliose, entre outros”, alerta.

Para prevenir, Reichmann orienta atitudes simples como manter boa postura, controlar o peso corporal, fazer alongamentos musculares e praticar exercícios físicos com orientação de um profissional. Outras dicas preventivas incluem automassagem da nuca até os ombros, descanso durante pequenos períodos, dormir em posição adequada, usar travesseiro indicado para o problema e fazer alongamentos musculares. “Em idosos, o acompanhamento profissional deve considerar a capacidade de mobilidade da pessoa, incluindo exercícios leves de alongamento e associando medicamento, quando necessário”, salienta o médico.

Também é fundamental cuidar adequadamente da postura, pois melhora ou corrige a maioria dos problemas que levam a lombalgia. “Boa postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto”.

Os métodos de tratamento são específicos e variam de acordo com a necessidade de cada caso. “O mesmo problema pode ser tratado de diferentes formas porque as pessoas têm organismos e limitações diferenciadas. Portanto, em caso de dor, é fundamental procurar um médico”, orienta Joaquim Reichmann. Outros problemas comuns da coluna são a hérnia de disco, artrose e a escoliose. (Fonte: MP comunicação)

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais