Xanxerê

Lance Notícias | 16/08/2022 15:02

16/08/2022 15:02

30071 visualizações

Comarca de Xanxerê repassa mais de meio milhão de reais para 22 projetos sociais

A comarca de Xanxerê, no oeste do Estado, promoveu neste mês o repasse de mais de meio milhão de reais oriundos de verbas das transações penais em benefício de 22 projetos de relevância social de 15 entidades conveniadas atuantes no próprio distrito sede da unidade como também nos municípios de Faxinal dos Guedes e Bom […]

Comarca de Xanxerê repassa mais de meio milhão de reais para 22 projetos sociais

A comarca de Xanxerê, no oeste do Estado, promoveu neste mês o repasse de mais de meio milhão de reais oriundos de verbas das transações penais em benefício de 22 projetos de relevância social de 15 entidades conveniadas atuantes no próprio distrito sede da unidade como também nos municípios de Faxinal dos Guedes e Bom Jesus. O ato de assinatura do repasse ocorreu na última quinta-feira (11/08), foi bastante celebrado pelas partes envolvidas, e distribuiu ao total R$ 533.794,27. As instituições beneficiadas, em contrapartida, colaboram ao receber reeducandos que necessitam cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade.

Com este repasse, a comarca encerra o edital de 2021 e atende entidades selecionadas no ano decorrente. A cerimônia foi conduzida pela juíza Marisete Aparecida Turatto Pagnussatt, da Vara Criminal, que destacou a importância dos projetos apresentados e anunciou que mais três projetos ainda serão beneficiados com valores até o final de 2022, quando os recursos necessários deverão ser arrecadados.

– Acreditamos que a verba arrecadada na comarca deve ser revertida para a comunidade local. É uma forma de compensar a sociedade pelos danos causados por crimes cometidos”, ressaltou a magistrada – comenta.

Para ser beneficiada, a entidade deve atuar nas áreas de saúde, educação, segurança pública ou assistência social. Também é preciso receber prestadores de serviços que fizeram acordo com a Justiça.

A assistência social da comarca, Cristina Ana Vicenzi, informou que os reeducando podem desempenhar diversas atividades, conforme sua aptidão e necessidade da entidade. Podendo ser no administrativo, serviços gerais, reparos, cuidado com animais ou plantas. Além da ressocialização, o prestador de serviço cumpre a pena em liberdade, dando sequência às atividades do dia a dia e colaborando com a instituição nos momentos possíveis do cotidiano até cumprir o acordo feito com a Justiça.

Origem dos recursos

Os valores repassados a entidades sociais são oriundos de pagamentos de acordos ou sentenças judiciais para acusados de crimes de menor gravidade, conforme previsto na legislação. Assim, o processo é encerrado.

A servidora Clarice Portela Pinto, chefe de cartório da Vara Criminal e presidente da comissão especial, explicou que no início deste ano a juíza definiu pela destinação total dos valores arrecadados na unidade, o que agilizou a possibilidade do repasse.

– Todos os dias temos pagamentos sendo efetuados. Podemos dizer que a arrecadação duplicou, ampliando o número de entidades atendidas – finaliza.

Deixe seu comentário