COMDE destaca que Órgãos públicos de Xanxerê não contam com acessibilidade

12 de julho de 2016 10:23
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
COMDE destaca que Órgãos públicos de Xanxerê não contam com acessibilidade (Foto:Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

De acordo com a Lei nº 10.098/2000 a acessibilidade é a garantia de disponibilizar condições para pessoas portadoras de deficiência ou com modalidade reduzida, onde a acessibilidade é garantir com que essas pessoas alcancem e utilizem com segurança os espaços urbanos e os transportes. Através disso a lei prevê a eliminação de obstáculos e barreiras que impeçam o acesso a esses lugares.

Em prol disso vários pontos públicos do município vêm se aprimorando a nova lei, porém a maior dificuldade se encontra na prefeitura do município, “ a prefeitura ainda não possui acessibilidade, que é um dos locais de uso público, embora tenha passado por reformas em 2012, não foi implantado o elevador” comenta Paulo Ferronato, conselheiro do grupo COMDE (Conselho Municipal de Direito das Pessoas com Deficiência).

Outros órgãos públicos já estão providenciando ou já providenciaram se adequar com a lei, um exemplo é o fórum, que está passando por reformas e também a sede da Amai, “os demais órgãos públicos já estão providenciando ou já fizeram a acessibilidade, porém outra dificuldade não só para os cadeirantes, mas para pessoas sem deficiências são os passeios”, comenta Paulo.

Em contato com o prefeito do município, Ademir Gasparini ele comenta que já existe implantação do projeto para se adequar as normas “nós temos um projeto pronto para implantação do elevador, o projeto está pronto, agora estamos viabilizando recursos para implantar”, finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais