Comde organiza evento de conscientização para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

12 de setembro de 2018 18:04 | Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Comde organiza evento de conscientização para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (Foto: Carol Debiasi)

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (Comde), realiza no dia 20 de setembro, um evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Em Xanxerê, a atividade está na sua nona edição. De acordo com Kátia Battisti Collelo, presidente da entidade, neste ano não haverá caminhada. Isso porque, na data serão realizadas atividades de conscientização na Praça Tiradentes. O evento levará o nome de “sensibilizar para incluir”.

“A caminhada não vai mais acontecer, nós vamos fazer esse evento em lembrança ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo é fazer com que a comunidade se coloque no lugar da pessoa com deficiência. Vai ser uma tarde onde vamos fazer um evento de conscientização das barreiras arquitetônicas e principalmente atitudinais. Vai ser uma tarde inclusiva”, comenta.

Na oportunidade, de acordo com Glauciano de Moura, o Sesc realizará atividades de inclusão com todos os participantes. “Vamos fazer os jogos cooperativos inclusivos. Então, serão mini quadras que serão montadas de basquete, vôlei e todos os jogos serão adaptados, pensando na inclusão e na cooperação”, explica.

O evento é realizado pelo Comde e conta com a participação de entidades que desenvolvem trabalhos com pessoas com deficiência.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais